PRF promove o primeiro encontro do sistema de controle interno

Iniciou nesta quarta-feira (26), no Edifício-Sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o primeiro Encontro do Sistema de Controle Interno PRF. O evento, com duração de dois dias, tem o intuito de promover a estruturação de um sistema de controle interno com presença em todas as regionais e sede do Departamento, além da capacitação de servidores e fomento da cultura de gestão de riscos, governança e integridade, por meio de palestras e oficinas.

O secretário federal de controle interno do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Antônio Carlos Leonel, parabenizou a PRF como um órgão com bom exemplo de gestão pública, de realização de boas práticas, principalmente no tema controle interno: “Eu enxergo a PRF como uma solução. Vocês estão no caminho certo”. O secretário de controle externo da defesa nacional e da segurança pública do Tribunal de Contas da União (TCU), Egbert Nascimento Buarque, registrou que se aprofundar no controle interno é essencial para o aperfeiçoamento e garantia das boas práticas da gestão pública.

A assessora especial de controle interno do Ministério da Segurança Pública, Raildy Azevêdo Costa Martins, mencionou a busca pela excelência na gestão da PRF, especificamente nas ações de controle, bem como ressaltou a importância do tema do evento: “eu admiro o controle interno, é a chave para a gestão pública”.

O diretor-geral da PRF, Renato Dias, encerrou a mesa composta na abertura e deu início às palestras do evento, com o palestrante Rodrigo Fontenelle, assessor especial de controle interno do Ministério do Planejamento. “A ação Controle Interno é resultado do trabalho iniciado na transição, com a preocupação da gestão da PRF de conhecer a instituição, suas demandas, ouvir as partes interessadas, decidir com convicção e documentar todo esse processo. Os pilares da gestão da PRF são Planejamento, Accountability, Gestão de Riscos e Integridade, com diretrizes claras e estabelecidas com foco no cidadão, dentre elas a Valorização da Governança, a Transparência, o Controle de Desempenho e a Integração das ações com as forças de segurança pública. Ressaltou, ainda, Renato Dias. Queremos entregar uma PRF melhor do que recebemos.”

Também estiveram presentes, dentre outros, o coordenador-geral de auditoria das áreas de justiça e segurança pública da CGU, Sidney Cardoso Vanderlei, o corregedor-geral da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Waldir João Ferreira e o diretor de administração da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), Jean Ricardo Alves Duque.

Veja mais fotos do evento clicando AQUI

 

Sistema de Controle Interno na PRF

Por compreender a importância do tema, a PRF vem investindo continuamente na criação de mecanismos de controles internos de gestão e na busca do aprimoramento da qualidade da gestão e da governança na PRF. Atualmente conta com o amparo normativo que estabelece as diretrizes e as políticas gerais de governança, integridade, gestão de riscos e controle Interno, além de uma área formalizada para atuar no dia a dia da instituição, na comunicação e atendimento das demandas provenientes dos órgãos de controle, CGU e TCU, além do Ministério Público, responsável pelo controle externo da atividade policial.

Diversas iniciativas vêm sendo desenvolvidas na PRF pela Coordenação de Governança, Integridade, Gestão de Riscos e Controle Interno (CGIRC) no sentido de promover o controle interno institucional; dentre elas, a estruturação de um sistema de controle interno na PRF com presença em todas as regionais e sede do departamento, a implementação do Programa de Integridade da PRF, em parceria com a CGU e Corregedoria da PRF, além da capacitação de servidores e fomento da cultura de gestão de riscos e transparência por meio de palestras em encontros nacionais das áreas técnicas da PRF.

O fortalecimento das parcerias e a aproximação com os órgãos de controle é um dos mecanismos pensados pela CGIRC para contribuir com o aprimoramento da gestão na PRF e a mitigação dos riscos estratégicos.