Alunos de Querência participam pela primeira vez do Fetran-MT

[RELEASE] Mais de 4 mil pessoas acompanharam os 13 espetáculos apresentados na Etapa Xingu

As atividades da 15ª edição do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran) continuaram esta semana com apresentações culturais dos estudantes de Querência/MT. Pela primeira vez no município, as peças teatrais foram  encenadas na Câmara Municipal no período de 04 a 0 6 de julho. O evento é promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com a Concessionária Rota do Oeste, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Prefeituras Municipais.

Chefe do Grupo deEducação para o Trânsito (Getran) da PRF, o inspetor André Luiz Ferreira explica que o Fetran promove a educação no trânsito de forma lúdica e diferenciada, com foco nas crianças e adolescentes. Por meio do teatro, os jovens passam a entender a importância da segurança viária e viram multiplicadores de boas práticas no trânsito. Nesta edição, a etapa Xingú, 13 espetáculos foram apresentados por alunos de escolas públicas e privadas e cerca de 4.300 pessoal prestigiaram o evento.

De acordo com André Ferreira, o regulamento do Fetran apresenta sugestões de temas a serem trabalhados pelos alunos, porém a escolha fica a critério dos grupos participantes. O Festival é voltado para estudantes de Ensino Infantil, Fundamental, Médio, Profissionalizante e conta ainda com uma categoria Educação Especial, com foco nas escolas e institutos de alunos portadores de necessidades especiais. “Em um mesmo evento unimos duas frentes muito importantes, que é a educação para o trânsito e a inclusão social”, comenta.

No município de Querência foram premiados os espetáculos “A Menos de Mil Metros” do Espaço Cultural Fonte do Aprendiz, em primeiro lugar, seguido das peças “Uma Segunda Chance” da Escola Municipal Pingo D’Água e “Ah, Mais é Só uma Latinha” da Escola Estadual 20 de Março.

Premiação  – Os alunos concorrem em quatro categorias: infantil (5 a 11 anos), infanto-juvenil (11 a 16 anos), juvenil (Ensino Médio, incluindo EJA) e educação especial (portadores de necessidades especiais). Ao todo, a 15ª edição do Fetran contará com seis etapas, realizadas em municípios distintos de Mato Grosso. A final está marcada para setembro, em Cuiabá.

Nas etapas regionais serão premiados em cada categoria (infantil, infantojuvenil e juvenil) os três melhores espetáculos, ator destaque, atriz destaque, o melhor texto inédito ou adaptado e a melhor direção.

Na etapa estadual serão premiados os espetáculos destaques em cada categoria, atores destaques, atrizes destaques, o melhor texto inédito ou adaptado e a melhor direção, além de premiação para figurino, maquiagem, trilha sonora, cenário, entre outros quesitos apontados pelos jurados, que mereçam destaque.

Etapa Aricá Mirim – De 14 a 17 de agosto,  o município de Jaciara, sedia a etapa Aricá Mirim do Fetran/MT. São 14 espetáculos inscritos e encenados por estudantes das cidades de Jaciara, Campo Verde, Rondonópolis e Pedra Preta.