Atleta da equipe PRF de Jiu-jitsu é campeã mundial

A atleta Verlene Costa, secretária no edifício-sede da PRF, em brasília, ganhou o campeonato mundial de Jiu-Jitsu em Las Vegas/EUA. O campeonato é o “World Master Jiu Jitsu Championship” e ocorreu entre os dias 22 e 25 de agosto de 2018.

A vitória só foi possível por conta de muita garra e dedicação de Verlene. Ela iniciou no esporte para sair do sedentarismo, aos 44 anos e com sobrepeso, a convite de uma colega e sua adaptação foi muito rápida. “Fizeram um projeto na PRF voltado para defesa pessoal. Já tinha turmas para homens e em 2015 abriram para mulher também. Me chamaram e foi aí que vi uma oportunidade de melhorar a saúde.”

Em 2017, dos cinco campeonatos que participou, ganhou todos na própria categoria e foi campeã absoluta (quando se ganha de outros competidores de outros pesos, idades e faixas), em quatro. “Minha única derrota até hoje foi na semifinal do Campeonato Brasiliense do ano passado. Perdi só por uma vantagem, bem no finalzinho da luta”, ressaltou.

O mundial
Em agosto, Verlene deu o maior passo de sua carreira, ao viajar para os Estados Unidos na cidade de Las Vegas e disputar o Mundial em sua categoria. É importante ressaltar que Verlene treina apenas no horário de almoço, por uma hora e meia.

Amigos e familiares se esforçaram para dar o suporte necessário para a atleta. “Eu nunca imaginei que conseguiria viajar para o exterior, muito menos para disputar um torneio de Jiu-jitsu. Só consegui ir porque os meus amigos de treino fizeram rifa, vaquinha…”, explica, Verlene. Acrescentou ainda que foi uma experiência única, pois é um outro nível de competição. Os adversários são pessoas que realmente vivem do esporte, com patrocínio e todos recursos disponíveis.