BR 101: PRF flagra veículos com mais de 45 toneladas de excesso de peso

Um condutor foi preso por apresentar documento falso

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) reteve dois caminhões com excesso de peso na terça-feira (10) em diferentes pontos da BR 101.

Os policiais realizavam fiscalização, quando abordaram, em momentos distintos, dois veículos que transportavam cana-de-açúcar. Durante as abordagens, percebeu-se que havia excesso de peso no transporte das cargas, caracterizando a infração de trânsito prevista no art. 231, V, do CTB.

Um veículo apresentou quase 16 toneladas de excesso e o outro mais de 30 T. As infrações de trânsito, cujos valores são proporcionais ao excesso de peso em cada veículo, somaram quase R$ 11 mil.

Os agentes da PRF emitiram ainda outros autos de infrações em razão de os veículos estarem derramando carga sobre a pista, pondo em risco a segurança dos demais usuários da rodovia.

O condutor de um dos veículos apresentou Autorização Especial de Trânsito – AET falsa, tendo sido detido pelo crime de uso de documento falso, previsto no art. 304 do Código Penal.

Um caminhão foi liberado após a realização do transbordo da carga e o outro foi encaminhado à delegacia junto com o motorista preso.

 

Veja também: https://www.prf.gov.br/agencia/operacao-da-prf-flagra-veiculos-com-mais-de-65-toneladas-de-excesso-de-peso-na-br-101/