BR-174: PRF apreende combustível e prende homens por suspeita de prática de descaminho

Na noite de quarta-feira (29) e madrugada desta quinta-feira (30), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu combustível ilegal e prendeu indivíduos por suspeita de descaminho. Os flagrantes aconteceram em pontos distintos da BR-174, em Roraima.

A primeira ação, foi na tarde de quarta-feira (29) quando, durante serviço de ronda pela BR-174, em Boa Vista, a equipe avistou um veículo com sua carga “lonada” e trafegando no sentido Anel viário, uma das principais rotas utilizadas pelos garimpeiros em Roraima. O veículo, Ford/ F4000 foi abordado e, ao realizarem as buscas, os policiais encontraram, sob a lona, cerca de 2000 litros de óleo diesel divididos em dois “carotes”, sendo transportados e armazenados em desacordo com as exigências estabelecidas pelo Decreto 96.044/88, que versa sobre o transporte rodoviário de produtos perigosos. A ocorrência foi encaminhada para a 5ª Delegacia de Polícia civil em Boa Vista.

Mais tarde, ainda na BR 174, desta vez na altura do KM 712, os policiais visualizaram uma Pajero/ Sport parada na entrada de uma trilha que passa por trás do Pelotão Especial de Fronteira (PEF) do Exército em Pacaraima e leva a Venezuela. No local, o motorista descarregava os galões do porta-malas do carro e entregava a várias pessoas que os carregavam nas costas como mochilas. Com a chegada dos policiais, os carregadores fugiram, deixando os “carotes” espalhados pela trilha.

A equipe realizou buscas na mata e conseguiu deter um dos envolvidos. O venezuelano, de 39 anos, não portava documentos de identificação. O dono da carga afirmou que pagaria R$100,00 (cem reais) para que cada um dos carregadores fizesse o transporte do combustível, pela trilha, até a Venezuela. Ao todo, foram cerca de 1000 litros do produto.

E na madrugada desta quinta, no KM 713 da mesma BR, a PRF foi solicitada pelo Exército para ajudar na abordagem a um veículo com placas venezuelanas, nas proximidades do local conhecido como palco do Micaraima. Ao chegarem no local, os agentes avistaram o veículo venezuelano e seis indivíduos descarregando diversos galões do veículo. Após buscas no automóvel, foram encontrados 225 litros de gasolina distribuídos em sete “carotes”. Os recipientes estavam equipados com alças feitas de cordas que eram utilizadas para que os carregadores pudessem “mochilar” o “carote” e tivessem mais facilidade para adentrar o país vizinho pelas matas.


Diante dos fatos, a carga apreendida e os envolvidos nas ocorrências do KM 712 e do KM 713 foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Pacaraima para os procedimentos cabíveis por suspeita de envolvimento no crime de descaminho. O delito está previsto no artigo 344 do Código Penal.

Núcleo de Comunicação-RRF/RR

Texto: Davi Fernandes