BR 401: durante fiscalização no final de semana a PRF apreende arma de fogo, mais de 30 munições e prende indivíduos por exploração de matéria prima da união

 

Durante fiscalização na BR 401, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma arma de fogo com diversas munições e 250g de mercúrio, neste final de semana.

Em ronda, no km 2 da BR 401, município de Boa Vista, os policiais abordaram um veículo com três ocupantes. Os mesmos, foram questionados se havia algum ilícito no interior do veículo.

Um dos passageiros, de 59 anos, afirmou que possuia um rifle calibre 22 dentro de uma mochila no banco traseiro.Ao iniciar as buscas, a equipe, além do rifle, encontrou munições de diversos calibres: 21 unidades de calibre 22; 6 unidades de calibre 36; 4 unidades de calibre 38 e 1 unidade de calibre 36.

 

O passageiro, que possuia o registro de posse da arma e os itens apreendidos, foram encaminhados à 5ª Delegacia de Polícia Civil em Boa Vista, para os procedimentos legais.

Com comportamento semelhante, desta vez no km 10 da mesma rodovia, no município de Bonfim, os agentes deram ordem de parada a uma caminhonete.

Durante a abordagem, os policiais realizaram as buscas no interior do veículo, e a equipe encontrou uma garrafa contendo substância análoga ao mercúrio, alocada em uma caixa na carroceria e um frasco menor na bolsa de um dos passageiros.

Os agentes questionaram sobre a origem das substâncias e os abordados assumiram que estavam realizando garimpagem nas regiões indígenas.

Além disso, foram encontradas pedras que continham ouro. Perguntados novamente sobre, os indivíduos disseram que estavam indo realizar a extração do minério. Além disso, também foi encontrada uma munição calibre 22.

Diante dos fatos, a PRF encaminhou os indivíduos e todo material apreendido à Polícia Federal, por exploração de matéria-prima da união e porte ilegal de arma de fogo.