Caminhão com madeira ilegal é apreendido pela PRF em MT

Veículo transportava diversas espécies que constavam nos documentos fiscais, além de castanheira, que tem corte e comercialização proibidos por lei

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carreta carregada com madeira ilegal, na madrugada desta quinta-feira (13), na BR 364, em Cuiabá/MT.

O veículo foi abordado durante fiscalização de rotina e, ao verificar a carga, os policiais encontraram espécies de madeira que não estavam descritas nos documentos fiscais, além de castanheira, que tem corte e comercialização proibidos por lei.

O motorista disse que a carreta foi carregada em uma madeireira em Alto Paraíso/RO, empresa que pertence ao irmão do dono do veículo, para quem trabalha. A carga tinha como destino a cidade de Uberlândia/MG.

A carreta com a madeira foi encaminhada ao IBAMA e o condutor para a Polícia Federal. Os donos da carga e da madeireira foram identificados e também devem ser responsabilizados pelos crimes ambientais.

A castanheira, planta nativa da Amazônia, garante a subsistência de centenas de famílias na região Norte do Brasil, que trabalham na coleta das castanhas, além de garantir a sobrevivência de outras espécies da floresta. A árvore está em extinção devido à intensa exploração por madeireiros.

Texto: Neocleciana Gonçalves – Nucom PRF MT
Foto: PRF