Comemoração dos 12 anos do Espaço Histórico e Cultural da PRF

Espaço, que é referência no Brasil, foi criado para abrigar viaturas e equipamentos utilizados na história da PRF

No dia 26 de abril, na sede da Superintendência da PRF no Paraná, comemorou-se o aniversário de 12 anos do Espaço Histórico e Cultural.

Com a presença de vários policiais aposentados e da ativa, a cerimônia homenageou os agentes que, abnegados, dedicaram horas na procura por viaturas e objetos de coleção, mesmo aposentados.

Com o levantamento desses materiais, inclusive em outros estados, foi possível dar início a um local onde se concentraria todo esse plantel levantado.

No ano de 2.005, um grupo de policiais viajou até Petrópolis (RJ), com o objetivo de obter informações com um dos pioneiros da PRF, Inspetor Honorato, para começarem um resgate da história da PRF.

A partir daí, foram várias participações em feiras e exposições relacionadas à história da segurança pública no Brasil.

Dentre os itens históricos que fazem parte do espaço, destacam-se a primeira arma utilizada na PRF no Paraná; a plaqueta de identificação nº 1 da PRF, que pertenceu ao primeiro policial rodoviário federal do Brasil, Inspetor de Tráfego Antonio Felix Filho e uma motocicleta Harley-Davidson, ano 1.947, que fazia parte de um lote de 25 que foram enviadas ao Brasil, por ocasião da visita do Presidente Norte-americano, Harry Truman.

Além da cerimônia de homenagem ao espaço histórico, foram homenageados policiais rodoviários federais que ocuparam cargos de gestão na sede da superintendência.

Clique aqui para acessar o álbum de fotos.

Texto: Maciel Jr/PRF