Dezenas de pássaros são resgatados pela PRF durante final de semana em Minas Gerais

Animais eram transportados em situações degradantes

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, neste final de semana, dezenas de pássaros silvestres que estavam sendo traficados em Nova Serrana e em Teófilo Otoni. As apreensões ocorreram em fiscalizações de rotina. As aves eram transportadas em situações degradantes.

Em Nova Serrana(MG), vinte pássaros silvestres foram apreendidos neste sábado (11), na BR-262. As aves eram transportadas por duas pessoas em uma motocicleta. Durante a abordagem, os policiais solicitaram que os ocupantes mostrassem a bagagem. Com isso, os agentes descobriram 11 trincas-ferro, dois papas-capim, um azulão e seis sabiás laranjeira dentro de embalagens plásticas tubulares de PVC. O homem disse que as aves foram trazidas de Capelinha, cidade no norte de Minas Gerais, e o destino seria Nova Serrana.

Diante da situação, as aves ficaram na responsabilidade da PRF para serem entregues à Polícia de Meio Ambiente e o homem foi assinou um TCO.

Já em Teófilo Otoni(MG), os animais silvestres foram resgatados após abordagem a um ônibus coletivo. A fiscalização ocorreu no km 117 da BR 116 em um veículo que seguia de Vitória da Conquista (BA ) para o Rio de Janeiro. Com um passageiro de 30 anos foi localizada uma bolsa contendo diversos pássaros.

No bagageiro do veículo, em uma mala de propriedade do mesmo homem, foram encontradas outras 59 aves das espécies popularmente conhecidas como Cardeal, Coleiro Baiano, Trinca-Ferro, Azulão, Sofrê e Bigodinho.

O homem foi detido e informou que receberia R$ 300 pelo transporte dos animais. As aves foram entregues a Polícia Militar Ambiental de Itaobim(MG).