Futuro Diretor-geral do Colégio da PRF no Rio de Janeiro visitou o Tocantins para conhecer a Escola da PRF que funciona desde 2017

Em setembro, a parceria entre PRF e Secretaria Municipal de Educação de Palmas completará 2 anos

A Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Tocantins recebeu o futuro Diretor-geral do Colégio PRF Antônio Félix Filho (RJ), PRF Felipe Castro. O representante esteve em Palmas/TO visitando a Superintendência da PRF no Tocantins e a Escola Municipal de Tempo Integral Anísio Teixeira Spínola, escola que conta com a parceria da PRF desde 2017 e tem a educação para o trânsito inserida verticalmente em sua grade curricular, sendo o primeiro projeto do gênero implementado pela PRF no país.

A visita ocorreu entre os dias 13 e 15 de agosto, e teve como objetivo principal a apresentação da estrutura, projetos e práticas pedagógicas do sistema educacional aplicadas na unidade escolar e a atuação da PRF dentro da escola, com vistas a conhecer as boas práticas aplicadas e tentar implementá-las no Colégio de Ensino Médio de Tempo Integral que será dirigido pela PRF no Rio de Janeiro.

O PRF Almir Eustáquio, chefe do Grupo de Educação para o Trânsito (GETRAN) e membro atuante desde o início da parceria realizada entre a PRF e a Secretaria Municipal de Educação de Palmas, em 2017, falou sobre a cooperação da PRF com a educação municipal e como se deu sua implantação. “Nós escrevemos o projeto junto com a Secretaria da Educação, mas o projeto aconteceu efetivamente aqui no chão da escola, a partir das contribuições de todos os professores e da vivência em comunidade. Então o projeto, apesar de ter sido esboçado antes, quando chegamos à escola é que fomos formatando de fato esse projeto”.

De acordo o PRF Felipe Castro, o colégio iniciará suas atividades em 2020 e contará com várias atividades extracurriculares, inclusive esportes. O Colégio será dirigido pela Polícia Rodoviária Federal em parceria com o corpo docente da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc – RJ).

Segundo Castro, a implantação do colégio da PRF no Rio de Janeiro é parte de uma ação da Superintendência da PRF para aproximar a instituição da população do entorno. Afirmou, ademais, que não esperava encontrar uma escola com uma estrutura tão grande e com um projeto tão amplo, “Nós sabíamos que existia um projeto muito parecido com aquilo que queríamos implementar aqui em Palmas, e por isso estamos aqui, para conhecer essa realidade e saber quais foram as principais facilidades e dificuldades encontradas pela PRF na formação dessa parceria com vistas a buscar as boas práticas para que possamos aplicar em nosso colégio”, afirmou.

Para o Superintendente da PRF no Tocantins, Hallison Melo, “A parceria entre PRF e a Secretaria Municipal de Educação de Palmas é extremamente importante e vem apresentando resultados excepcionais. É inegável que a educação para o trânsito, principalmente quando inserida no início da vida acadêmica, desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes de sua função no trânsito, e isso é refletido desde seu comportamento como pedestre até quando vier a se tornar um motorista. Logo, a internalização do respeito e dos valores coletivos, além do conhecimento lúdico sobre as leis de trânsito, são ferramentas essenciais para construção de um trânsito mais seguro”.

SOBRE A PARCERIA 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) firmou Termo de Parceria Técnica com a Secretaria Municipal de Palmas com objetivo de trabalhar de forma mais intensa noções de cidadania e educação para o trânsito com as crianças da rede municipal de ensino.

A Escola de Tempo Integral Anísio Spínola Teixeira, localizada no Bairro Bertaville, foi a instituição de ensino escolhida para ser a escola modelo da PRF. Se tornando, assim, a primeira escola do Brasil a ter elementos estruturais e conceito pedagógico alicerçados em princípios institucionais da PRF e com conteúdo multidisciplinar voltado para a educação para o trânsito.

O Grupo de Educação para o Trânsito (GETRAN) da PRF já realizava ações de educação para o trânsito na Escola, através do projeto FETRAN (Festival de Educação para o Trânsito), sendo este um projeto que tem como foco ensinar e conscientizar crianças e adolescentes de todo o Brasil sobre a importância das leis de trânsito e assim reduzir os altos índices de acidentes graves e mortes.

Com os resultados positivos do projeto, surgiu a ideia da parceria entre PRF e Prefeitura Municipal de Palmas, através da Secretaria Municipal de Educação. Diante da parceria instituída, a educação para o trânsito passou a ser abordada com os alunos de maneira mais profunda e cotidiana, ademais, o público alvo não são somente os alunos, mas também todo o corpo docente da escola, os pais e a comunidade, afinal a construção de um trânsito mais seguro depende de todos.

A assinatura do Termo de Parceria e respectiva inauguração da nova estrutura da Escola ocorreu no dia 22 de setembro de 2017. Em razão de ser um projeto piloto na PRF e com ótimos resultados, a parceria rapidamente ganhou destaque nacional no âmbito da instituição. Referido sucesso fez com que o Diretor-geral da PRF, da época, o PRF Renato Antônio Borges Dias, viesse visitar a escola e conhecer mais sobre o projeto.

SOBRE A ESCOLA

A Escola Municipal de Tempo Integral Anísio Spínola Teixeira, localizada no Bairro Bertaville, inaugurada no dia 16 de dezembro de 2014, atualmente gerida pelo Diretor Zandonaide Bezerra Sales, conta hoje com aproximadamente 1100 alunos.

O nome da escola foi uma homenagem ao grande idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação brasileira no século 20, Anísio Spínola Teixeira foi pioneiro na implantação de escolas públicas de todos os níveis.

O propósito desta unidade de ensino é de trabalhar as artes, o conhecimento científico e a fraternidade entre os povos. Neste espaço de cultura e lazer são atendidos alunos do primeiro ao oitavo ano do ensino fundamental, dentro de uma concepção progressista, cujo foco central é a formação do educando e o cuidado com seu desenvolvimento integral à família e à sociedade.

A unidade escolar atende cerca de mil alunos do setor Bertaville, setor Irmã Dulce 1° e 2° etapa, Aureny’s I, II, III e IV, setor Lago Sul, setor Universitário, Taquari, e outros.

Após a parceria firmada com a PRF, a escola passou uma revolução cultural, e é considerada hoje um modelo a ser seguido.