Durante fiscalização, a PRF apreende 30 sacas de caranguejo-Uçá no município de Castanhal/PA.

A Policia Rodoviária Federal apreendeu na madrugada de hoje (14), 30 sacas de caranguejo-Uça durante fiscalização no município de Castanhal/PA.

A ação ocorreu em frente a Unidade Operacional da PRF, no Km 53 da BR316, por volta de 03h00, após abordagem ao veículo RENAULT/Oroch. Na carroceira do veículo, os policiais encontraram 30 sacas de caranguejo, contendo 100 caranguejos em cada saca, totalizando 3.000 caranguejos da espécie Uçá, violando a Instrução Normativa (IN) 1/2020 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que proíbe a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, e a comercialização de caranguejo-uçá (Ucides cordatus), durante o período de reprodução da espécie. De acordo com o MAPA, para o ano de 2020, a reprodução do caranguejo uçá ocorre em três épocas diferentes, correspondendo às fases da lua cheia: 11 a 16 de janeiro, 10 a 15 de fevereiro e 10 a 15 de março.

O condutor e a carga apreendida foram encaminhados para a Delegacia de Policia Civil de Castanhal/PA. No local foi acionada a Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará) que tomou as providências cabíveis.

Vale ressaltar que como procedimento, os caranguejos foram libertados durante essa tarde em um local de mangue (seu habitat natural).