Em Boa Vista/RR, mais de 3,5 mil litros de combustível, transportados de forma ilegal, são apreendidos pela PRF

O transporte de combustíveis, como óleo diesel e gasolina,  feito de forma ilegal, é cada vez mais frequente em Roraima e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) trabalha para coibir a prática. Além desses combustíveis serem usados frequentemente para abastecerem os garimpos ilegais espalhados pelo estado, representam um risco a segurança viária e ao meio ambiente quando transportados de forma irregular.

Na madrugada e manhã deste feriado (01 de maio), a PRF abordou veículos suspeitos e apreendeu cerca de 3.500 litros de combustível na BR-174, município de Boa Vista.

A primeira ação, na madrugada desta sexta, ocorreu quando em fiscalização no km 11, mais conhecido como anel viário. Os agentes abordaram uma Hilux que transitava com galões de combustível em sua carroceria. O veículo, com 3 ocupantes, foi revistado e nele foram encontrados uma moto serra, um rotor de bomba para garimpo, 55 litros de gasolina e 420 litros de óleo diesel.

Pela manhã, uma Amarok/Vw foi parada na altura do km 491 da mesma BR. Na carroceria, haviam cerca de 1000 litros de óleo diesel armazenados em um reservatório. O condutor afirmou que o combustível seria levado para a propriedade da família, porém o veículo não possuía nenhuma sinalização referente ao transporte da substância, o que aumenta o risco por se tratar de um produto considerado perigoso.

Minutos depois, na altura do km 527, a equipe PRF abordou uma caminhonete Frontier/ Nissan e, da mesma forma que nos demais, em sua carroceria foi encontrado um reservatório que continha cerca de 900 litros de óleo diesel. O condutor além de estar em desacordo com a legislação que trata sobre o transporte de produtos perigosos, sequer apresentou a nota fiscal do combustível. O motorista informou que levaria a carga para regiões próximas à comunidade Vista Alegre.

A última apreensão da manha deste feriado do dia do trabalho ocorreu por volta das 09:00 h, no km 491 da rodovia. Uma S10/ Chevrolet transitava pela via transportando um reservatório de 1000 litros e um tambor de 200 litros na carroceria. Na abordagem, através dos documentos fiscais, os policiais constataram que o veículo estava transportando 1200 litros de gasolina.

Todos os infratores e substâncias encontradas, foram encaminhados para a 5 Delegacia de Polícia Civil em Boa Vista, por suspeita de crime ambiental tipificado no art 56 da lei nº 9.605.

Núcleo de Comunicação-PRF/RR

Texto: Davi Fernandes