Em Santa Maria do Pará, a PRF apreende 20m³ de madeira ilegal

Durante a madrugada desta terça-feira (24), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um caminhão transportando madeira de forma ilegal no município de Santa Maria Do Pará-PA na BR-316.

O flagrante ocorreu por volta das 03h00, no Km 102 da BR 316. Os policiais abordaram o condutor do veículo de carga, que transportava madeira serrada da espécie angelim vermelho, vinda de Porto grande/AP com destino a Araguaína/TO. Realizada a medição da carga, os policiais chegaram a um volume total de 20,16m³. Quando questionado sobre os documentos obrigatórios para o transporte do produto, o caminhoneiro apresentou a Nota Fiscal e a Guia Florestal da carga, porém, em consulta aos sistemas foram encontradas divergências com a guia apresentada, onde constou-se que, na verdade, o documento já constava como recebido, ou seja não poderia estar sendo realizada em uma nova viagem, revelando a inautenticidade da Guia florestal apresentada. Segundo a Instrução Normativa 21 de 2014 do IBAMA, determina em seu artigo 35, § 2º que: o DOF deverá ser utilizado uma única vez para acobertar o transporte e o armazenamento do produto florestal nele consignado, sendo considerada infração ambiental a sua reutilização, nos termos da legislação vigente.

Diante do flagrante de crime ambiental evidenciado acima, o condutor do caminhão foi detido e liberado após a assinatura de Termo Circunstanciado de Ocorrência. O veículo e a carga foram apreendidos e disponibilizados ao órgão ambiental competente.