Policiais Rodoviários Federais concluem curso de Perícia em Acidentes de Trânsito

Na manhã da última quinta-feira (10), na sede da Superintendência do estado de Santa Catarina, foi realizada a entrega dos certificados de conclusão do Curso de Perícia em Acidentes de Trânsito.

Além dos formandos, estiveram presentes o Superintendente Regional da PRF em Santa Catarina, Carlos Magno, o Coordenador de Ensino da PRF, Ricardo Betat, representantes da Coordenação-Geral de Operações, do Instituto Federal de Santa Catarina e da Polícia Militar do estado.

O curso é fruto de importante parceria firmada entre a PRF e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC): a Especialização lato sensu em Perícia de Acidentes de Trânsito. O Curso faz parte do Projeto Perícia PRF, iniciada em 04 de julho de 2014, com a publicação da Portaria nº 151/2014 – DG.

O curso foi ministrado através do ambiente virtual do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), por meio do sistema de Educação a Distância (EAD) – intercalado com atividades presenciais. Além da utilização da Academia Nacional da PRF para prática e logística, houve utilização, também, de quatro Campus do IFSC para as provas presenciais: Florianópolis, Joinville, Lages e Chapecó.

A capacitação durou 12 meses, sendo 9 meses de conteúdo teórico e prático e 3 meses de Trabalho de Conclusão (TC). Foram 468 horas/aula de carga horária total, ministrada a 180 alunos, dentre policiais rodoviários federais e convidados de outras instituições.

O Projeto Perícia PRF visa entregar um Modelo de Implantação da Perícia de Acidentes de Trânsito na PRF. A iniciativa é de aplicabilidade em âmbito nacional, e em 2013 o estado de Sergipe iniciou o projeto como regional “piloto”. Agora, Santa Catarina conclui mais um curso de perícia e, progressivamente, haverá a implantação nas demais unidades desconcentradas regionais em todo país.

Em discurso de encerramento, o Superintendente Carlos Magno ressaltou a importância deste ato como marco para a implementação da perícia na PRF.