Medalhas e quebra de recordes: atletas PRF participam dos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros na China

Os policiais Pessanha e Jehan subiram no pódio em várias modalidades; a competição reuniu mais de 7 mil atletas de todo o mundo

 

Chengdu, na China, foi palco da World Police&Fire Games – WPFG2019, os Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros, que aconteceu entre os dias 8 e 18 de agosto. E lá, do outro lado do mundo, entre os mais de 7 mil participantes, estava a Polícia Rodoviária Federal (PRF) muito bem representada pelos atletas policiais Edson Pessanha Júnior e Jehan Moraes. Na bagagem de volta ao Brasil, a dupla trouxe, junto à experiência de mais de 20 anos no mundo dos esportes, medalhas e quebra de recordes no atletismo.

Com 52 anos de idade, 38 dedicados ao esporte, Edson Pessanha Júnior ainda consegue se superar a cada campeonato. Representando a PRF, da qual o policial faz parte há 10 anos, ele conquistou no WPFG2019 a medalha de ouro no salto em distância, no salto triplo e no salto em altura.  E foi muito mais além, o atleta quebrou dois recordes mundiais da competição.

No primeiro deles, os 5,61 metros imbatível há mais de 20 anos no salto em distância ficou para trás após Pessanha conseguir saltar 5,86 metros. Já no salto triplo, os competidores agora vão ter que tentar superar a marca de 12,54 metros, o novo recorde da modalidade, que antes era de 12,03 metros. No salto em altura, ele ultrapassou o obstáculo a 1,50 metros.

Influenciado pelo colega recordista mundial, o PRF Jehan Moraes foi à China e também mostrou sua qualidade técnica no WPFG2019. Atleta há 20 anos, 15 deles conciliando o esporte com a atividade policial, Jehan saltou 5,39 metros e colocou no peito a medalha de bronze na modalidade salto em distância.

Além disso, conquistou o quarto lugar no vôlei de quadra e a oitava posição correndo a prova dos 100 metros rasos. “O esporte é primordial para manter minha saúde física e mental”, disse o medalhista, ao apontar os benefícios da atividade física para a rotina profissional.

Mais que os excelentes resultados conquistados e o orgulho que a dupla dá a toda a instituição, que agora vê a marca PRF registrada no topo do ranking do atletismo entre policiais e bombeiros de todo o mundo, os policiais compartilham ainda o desejo de repetir as vitórias em 2021. “Precisamos agora manter o foco e de apoio para que possamos garantir participação e representação da PRF no WPFG em Rotterdã, na Holanda”, disse Pessanha, que também vê a possibilidade de participar do Campeonato Mundial Master em Toronto, no Canadá, no próximo ano.

Mas essa não é primeira vez que os atletas levam o nome PRF para o pódio dos jogos mundiais de policiais e bombeiros. A edição WPFG2019 é a terceira experiência da dupla na competição, da qual também saíram medalhistas em 2017, em Los Angeles, e em 2015 em Fairfx County, ambos no Estados Unidos. “Isso mostra que a PRF tem policiais em ótima forma física, dedicados ao esporte e atletas que figuram entre os melhores do mundo”, disse Pessanha.

 

Confira outros PRFs destaques no mundo dos esportes: