Ministro das Cidades conhece sistema de vídeo monitoramento da PRF

Na última segunda-feira (26) o Diretor-Geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Renato Dias, se reuniu com o Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, no Edifício-Sede da PRF, para tratar de assuntos de segurança pública e mobilidade urbana.

O Sistema Policial Indicativo de Abordagem – SPIA, desenvolvido pela PRF, foi um dos focos da apresentação. O SPIA reúne a tecnologia de videomonitoramento e a expertise policial, aplicadas à segurança pública.

O Diretor-Geral, PRF Renato Dias, apresentou o panorama atual da PRF e expôs os expressivos resultados operacionais da instituição obtidos com investimentos em tecnologia e sistemas de inteligência artificial policial, mesmo com o baixo efetivo. De acordo com Renato “a PRF tem planos de expandir o sistema SPIA para todo Brasil, pois ele possibilita o acompanhamento de ocorrências em tempo real, dando uma vantagem para o policial”.

O integrante do Escritório Regional de Gestão Estratégica da PRF no Ceará e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do SPIA, Aloísio Neto, explicou que a ferramenta tecnológica age por meio de sensores espalhados pelo malha viária do estado e tem auxiliado na localização e recuperação de veículos roubados ou furtados. “Somente em 2018, o SPIA contribuiu para uma redução de 33,5% dos índices de crimes violentos contra o patrimônio; e de 30,9% em roubos de veículos em todo o estado do Ceará. Em relação ao índice de recuperação de veículos, o aumento foi de 43% entre 2017 e o ano anterior”, destacou.

Veja mais fotos da visita CLICANDO AQUI

 

Polícia Rodoviária Federal
Comunicação Social