OPERAÇÃO CAAPORA II: PRF apreende mais de 1000 m³ de madeira ilegal

Operação ocorreu durante 7 dias, em 3 municípios de Mato Grosso

Com objetivo de coibir o desmatamento na Amazônia Legal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou no mês de maio as Operações Caapora e Caapora II. Nesta segunda fase da operação, que ocorreu entre 15 e 21 de maio, a PRF apreendeu mais de mil metros cúbicos de madeira ilegal somente no estado de Mato Grosso. As ações ocorreram em três pontos-base nos municípios de Comodoro, Rondonópolis e Primavera do Leste.

Na primeira quinzena de maio, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagrou a Operação Caapora, com foco no combate aos crimes ambientais, principalmente no transporte ilegal de madeira. Na segunda metade do mês, a PRF deu continuidade as atividades, com a operação nomeada de CAAPORA II, visando coibir ainda mais o desmatamento na Amazônia Legal.

Ao final da Operação a PRF apreendeu cerca de 1011,023 m³ de madeira ilegal, número ainda maior que a primeira etapa da Operação (887,36m³) Além da apreensão de madeira, durante a Operação também foram apreendidos aproximadamente 206,45 kg de cocaína e 123,15 kg de maconha.

Cerca de 30 PRFs atuaram na Operação que contou com o apoio do INDEA (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso) e do 13º Batalhão de Infantaria Motorizada de Cuiabá/MT.

Nos últimos 3 anos, a média anual de produto florestal (madeira e carvão) apreendida no Brasil, foi de 18 mil m³. Em 2019, foram 21 mil m³, sendo Mato Grosso o estado com maior volume de apreensão, totalizando 7 mil m³.

SECOM PRF MT