Operação Tamoio II: PRF apreende 38 pássaros silvestres em Tijucas do Sul (PR)

Pássaros eram transportados em pequenas gaiolas, sem qualquer documentação

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 38 pássaros silvestres transportados irregularmente na noite desta quinta (25), em Tijucas do Sul (PR). Os animais eram transportados em gaiolas minúsculas.

Por volta das 22 horas, agentes da PRF deram ordem de parada a um motorista que conduzia um Hyundai Hb20s na BR-376, em São José dos Pinhais (PR). Ao realizarem a fiscalização de equipamentos obrigatórios no porta-malas do veículo, foram encontrados 38 pássaros – sete “trinca-ferro”, e 31 “bico-de-pimenta”.

Condutor e passageiros não possuíam relação do Ibama sobre os pássaros ou mesmo a licença de transporte, documentos que são de porte obrigatório. Além disso, as aves não possuíam anilha de identificação, o que também desrespeita a legislação ambiental.

Diante dos fatos, os pássaros e os ocupantes do carro foram encaminhados para a Policia Ambiental em Tijucas do Sul para o registro da ocorrência.

Operação Tamoio II – Iniciada no domingo (21), a operação faz parte de ações coordenadas pela PRF, com uso de equipamentos, tecnologias avançadas, agentes de inteligência e policiais especializados, em diversas áreas de atuação, contra a criminalidade.

Acompanhe as notícias da PRF no Paraná através do Facebook | Twitter | Flickr | YouTube | Telegram

Texto: Maciel Jr / Agência PRF com a colaboração da BDCom da Delegacia PRF em Colombo
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência PRF)