Parte de carga saqueada é recuperada pela PRF e receptador é preso

A carga foi saqueada em um acidente, terça (17), na BR 101

Mais de 400 quilos de biscoitos saqueados de uma carreta que tombou em Flexeiras/AL, foram recuperados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã de ontem (19). Um homem também foi detido por comprar a mercadoria, configurando crime de receptação. O flagrante ocorreu durante patrulhamento no km 60 da BR – 101, município de Messias/AL .

Passava das 12 horas quando uma equipe da PRF avistou um caminhão Kia 2500, de cor branca, placa de Maceió, transportando uma grande quantidade de caixas de biscoitos e decidiram abordá-lo. Após verificação ao veículo e condutor, os policiais solicitaram a nota fiscal da mercadoria, porém o homem informou não possuir. Questionado, ele confessou que havia comprado os biscoitos em um assentamento dos sem-terra.

De acordo com a lei, toda carga é considerada como patrimônio, mesmo que presumidamente perdida após acidentes. Sua apropriação por populares é um crime previsto pelo artigo 169 do Código Penal (CP), com pena de detenção de um mês a um ano, ou multa. Comprar essa mercadoria de terceiros, também caracteriza infração penal. Quem compra produtos saqueados comete crime de receptação (art. 180 do CP), com pena prevista de detenção de um a quatro anos e multa.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão e o indivíduo – junto à mercadoria apreendida – foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil em Messias para procedimentos cabíveis.