Pássaros silvestres são apreendidos pela PRF na BR 101

Em um dos fatos, o proprietário disse não ter autorização para criação das aves

Em duas ocorrências distintas, policiais rodoviários federais apreenderam na manhã de ontem, 9, seis pássaros silvestres. As ações aconteceram no km 175 e no km 198, ambos da BR 101, nos municípios de Santa Luzia do Itanhy e Cristinápolis, respectivamente.

Na primeira ação, os agentes federais faziam o trabalho de fiscalização quando avistaram em frente a uma residência, gaiolas penduradas contendo pássaros silvestres. Durante abordagem, foram encontradas pelos policiais, três aves da espécie conhecida como cardeal-do-nordeste, um canário da terra e um pássaro preto. O proprietário da casa disse não ter autorização para criação dos animais.

Em outro momento, os agentes federais faziam o trabalho de fiscalização no km 198 da BR 101, quando avistaram do lado de fora de uma casa, uma gaiola contendo uma ave da espécie conhecida popularmente como baiano. Sendo questionado pelos policiais, o proprietário do imóvel informou não ser o responsável pelo animal.

O homem assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), se comprometendo a comparecer em juízo quando intimado e os pássaros foram encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do estado de Sergipe (IBAMA/SE).