PRF abre inscrições para o processo seletivo do Curso de Aperfeiçoamento de Docentes 2020

Os interessados em participar deverão se inscrever no ambiente Lúmen entre os dias 11 e 20 de fevereiro

Foi publicado, nesta segunda-feira (10), o Edital Nº 2/2020/DIREX, que pode ser acessado pelo SEI/PRF – 24196120, com a abertura das inscrições e os critérios e procedimentos para participação do processo seletivo de discentes para o Curso de Aperfeiçoamento de Docentes da Polícia Rodoviária Federal (CAD/PRF 2020).

O CAD/PRF 2020 terá 180 vagas, sendo: até 45 para instrutores, tutores ou coordenadores convocados em Edital específico, a critério da administração e mediante aprovação da Direx e do Diretor-Geral, que atuarão nas equipes de supervisão, coordenação e instrução do CFD/PRF 2020 e do CAD/PRF 2020; até 145 vagas de ampla concorrência.

O corpo Docente da PRF sucederá o antigo quadro de instrutores, tutores e coordenadores, o qual passará a ser considerado “quadro em extinção”, podendo continuar em atuação até que se esgotem as ações de transição, previstas até 2022.

A habilitação do Docente da PRF depende:

  1. a) da comprovação do desenvolvimento de competências andragógicas, aperfeiçoadas no CAD/PRF;
  2. b) de competências e histórico profissional em conteúdos técnicos nas especialidades definidas pela Diretoria Executiva – Direx;
  3. c) da avaliação positiva da sua postura profissional;
  4. d) da aprovação em avaliação comportamental; e
  5. e) da validação das avaliações de cada candidato pelo Conselho do Sistema de Educação Corporativa da PRF – COSEC.

O processo seletivo para os candidatos da ampla concorrência, primeira fase, será dividido em 2  etapas: Inscrição (Eliminatória), inscrição via ambiente Lúmen entre os dias 11 e 20 de fevereiro; e análise curricular (Classificatória e eliminatória. O resultado final do processo seletivo será publicado após manifestação da Corregedoria-Geral quanto à existência de possíveis impedimentos correcionais.

A segunda fase do CAD/PRF 2020 será divida em 3  etapas:

Etapa I – Formação Acadêmica em Pós-graduação (EaD): Matrícula no Curso de Especialização “A Educação Transformadora: Transformação, Pedagogia, Fundamentos e Práticas”, na modalidade à distância, promovida pela PUCRS.

Etapa II – Aperfeiçoamento Corporativo PRF em Docência: Os candidatos classificados dentro do número de vagas serão convocados para participar do aperfeiçoamento em docência presencial, a ser realizado na UniPRF, em Florianópolis/SC.

Etapa III – Produção de Conhecimento: Os candidatos deverão entregar produção de conhecimentos típicos do corpo Docente tais como artigos, questões de prova, apostilas, manuais, etc.

Para participar do processo seletivo previsto neste edital o candidato deverá: ser voluntário; ser servidor ativo e pertencente ao quadro de instrutores da Polícia Rodoviária Federal; comprovar nível superior completo em curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação na data da inscrição; estar com seu currículo da plataforma Lattes do CNPq devidamente atualizado.

Inscrições abertas no ambiente Lúmen, que ficará disponível on-line na página lumen.prf.gov.br/lumen/ entre os dias 11 e 20 de fevereiro.

Colega PRF, fique atento às publicações do Sistema de Comunicação Social e seja parte do processo. A construção da inovação em segurança pública a serviço do Brasil se faz com ações de todos nós!

Confira nos links abaixo o Edital completo e o tutorial para preenchimento do currículo.

EDITAL Nº 2_2020_DIREX – CAD 2020

Tutorial Lattes