PRF apreende cavalos que estavam sendo transportados sem documento obrigatório no Recanto das Emas (DF)

O motorista foi abordado por falar ao celular e não possuía a GTA obrigatória

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Vigilância Sanitária do Distrito Federal apreenderam quatro cavalos que estavam sendo transportados sem a Guia de Transporte Animal (GTA), um documento obrigatório para quem transporta animais. A abordagem aconteceu na tarde desta segunda-feira (03/08), na BR 060, próximo ao Recanto das Emas (DF).

A equipe da PRF fazia fiscalização na BR 060 quando decidiu parar um motorista de caminhão que falava ao celular e estava com excesso de passageiros. Durante a fiscalização, os policiais verificaram que o veículo transportava equinos.

Ao ser questionado sobre a GTA, o condutor disse que não possuía e que vinha de Itumbiara (GO) após uma vaquejada. A Vigilância Sanitária foi chamada e apreendeu os animais que passarão por testes contra Mormo e Anemia Infecciosa Equina, podendo os animais serem ou não devolvidos ao dono em três dias, de acordo com o resultado dos testes.

A Guia de Transporte Animal é um documento obrigatório que comprova que a saúde dos animais transportados está em perfeitas condições para suportar os longos períodos de viagens. O documento é uma forma de proteger a saúde de outros animais que entram em contato direto ou indireto durante o transporte.