PRF apresenta soluções tecnológicas durante reunião de secretários estaduais de segurança pública na Bahia

Os projetos Alerta Brasil – AB e Sistema Policial Indicativo de Abordagem – SPIA serão apresentados pela Polícia Rodoviária Federal como casos de sucesso na área de segurança pública.

Com a participação do ministro da Segurança Pública Raul Jungmann, aconteceu na manhã de hoje, 15 de agosto, a abertura da 70ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Segurança Pública do Brasil (Consesp). O encontro ocorrerá no Centro de Operações e Inteligência, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Durante o evento, que segue até sexta-feira (17), os gestores discutem temas como o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), recentemente criado pelo governo federal e financiamento do setor, entre outros assuntos.

O projeto Alerta Brasil – AB, ação de videomonitoramento já consolidado dentro da PRF e com amplo uso em todo o Brasil, foi apresentado ao público do evento, assim como também houve a apresentação do Sistema Policial Indicativo de Abordagem – SPIA, ação de inovação dentro do projeto Segurança Pública Integrada e capitaneado pela PRF, com funcionamento piloto no estado do Ceará.

Na oportunidade o ministro salientou que, pela primeira vez, a Segurança Pública contará com apoio do Governo Federal. “Não podemos combater o crime organizado sem essa integração. Vamos avançar com o Consesp”, afirmou Jungmann.

De acordo com o Diretor-Geral da PRF, Renato Dias, que, juntamente com Diretor de Inteligência da Polícia Federal, Dr. Umberto Ramos, acompanha o ministro da Segurança Pública durante o evento, “reuniões como esta são oportunidades de discutir soluções globais e cooperativas para a segurança pública nacional.”

Renato Dias reafirma que “a PRF figura, nesse contexto e pela característica de federalidade da nossa instituição, como indutora de políticas e soluções para o enfrentamento das diversas formas de violência e, como primeira contribuição neste fórum, temos a apresentação das soluções Alerta Brasil e Segurança Pública Integrada, dois produtos que já apresentam resultados relevantes em diversos estados do Brasil.”

Na oportunidade, o Presidente do Consesp e Secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa ressaltou a importância do encontro e os avanços conquistados pelo colegiado. “Lutamos por uma verba própria para os estados e estamos próximos desta conquista. Como sempre digo a segurança é um dever de todos”, enfatizou.

Além do ministro da Segurança Pública e do Diretor-Geral da PRF também estiveram presentes na abertura do evento o Secretário Nacional de Segurança Pública, Dr. Flávio Basílio, o Diretor do Departamento Penitenciário Nacional, Dr. Tácio Muzzi e o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Bahia, Virgílio Tourinho.