PRF conclui com sucesso a Operação Posse Presidencial

Uma reunião no Centro de Convenções da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Brasília, marcou o fim da Operação Posse Presidencial. As ações tiveram início no dia 27 de dezembro passado, e foram encerradas na tarde de ontem (3). A operação envolveu um efetivo de 256 policiais; destacando 180 motociclistas.

A Operação Posse Presidencial chegou ao fim sem registrar qualquer incidente. Embora, concluir uma operação desse porte sem qualquer incidente seja um dos grandes objetivos dos seus operadores, é fácil entender que trata-se de um grande desafio. Afinal, uma posse de um chefe de estado é algo bastante complexo; pois, além do próprio presidente empossado, dezenas de líderes mundiais se fizeram presentes à capital federal.

 

Protagonismo PRF – Esta foi a primeira vez que a PRF assumiu a coordenação da Central de Escoltas em uma posse presidencial. Foram 116 escoltas realizadas ao longo da operação, destacando aquelas envolvendo os deslocamentos com o novo presidente da República, incluindo também, as movimentações dos diversos chefes de Estado e outros líderes mundiais. Houve ainda outras 40 escoltas realizadas por outras forças, sob a coordenação da PRF. A Polícia Rodoviária Federal contou com servidores das áreas de motociclismo, Centro de Comando e Controle, atendimento pré hospitalar, logística, inteligência e tecnologia da informação (comunicações). A Central de Escoltas contou ainda com a participação de integrantes do Batalhão de Guarda Presidencial (BGP) e do Batalhão de Polícia de Exército, do Exército Brasileiro; do Grupamento de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, além de um representante da Polícia Federal e outro da Polícia Militar do Distrito Federal.

A reunião final da Operação Posse Presidencial contou com a presença do novo diretor-geral da PRF Adriano Marcos Furtado. Este foi o primeiro evento oficial em que o Furtado prestigiou na condição de chefe do órgão, já que a sua portaria de nomeação como diretor-geral foi publicada no dia de ontem. O novo diretor agradeceu o empenho e profissionalismo de toda a equipe envolvida na operação e, ao mesmo tempo, pôs-se à disposição como parceiro e gestor máximo da instituição.