PRF e Governo do RS oficializam parceria para implantação do Programa SPI – Segurança Pública Integrada

A PRF e o Governo do Rio Grande do Sul firmaram, na manhã desta terça-feira (20), convênio para compartilhamento de tecnologia e informações de inteligência. A parceria terá vigência de cinco anos. O evento ocorreu no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

O acordo visa a integração do Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande do Sul – SIM/RS, através do programa SPI – Segurança Pública Integrada, viabilizando o compartilhamento das informações para operacionalização dos sistemas de monitoramento e cercamento eletrônico.

A PRF e o Governo Estadual passarão a ter acesso mútuo aos bancos de dados, potencializando o cercamento eletrônico, que consiste na análise em tempo real das informações captadas pelos equipamentos, por intermédio de centrais de monitoramento.

O Superintendente da PRF, João Francisco Ribeiro de Oliveira, afirmou que o monitoramento vai permitir ainda um maior controle nas fronteiras e divisas. “Será uma plataforma integrada com informações que antes estavam dispersas. Estamos colocando em prática o SUSP – Sistema Único de Segurança Pública. A repressão qualificada e integrada ao crime organizado é um objetivo de todos que militam em prol da segurança pública.”

O Diretor-Geral da PRF, Renato Dias, afirmou que a PRF é indutora de políticas públicas de segurança e que o programa SPI será expandido para todo o Brasil e reiterou o compromisso da PRF em fortalecer as ações interagências em todo território nacional”.

O ato que oficializou a parceria ocorreu no Palácio Piratini, em Porto Alegre, com participação do Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, do Governador José Ivo Sartori, do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer e demais autoridades relacionadas à segurança pública.