PRF e Prefeitura de Guarulhos visitam bares para reduzir violência no trânsito

Cerca de 450 pessoas foram alcançadas no evento

Uma ação educativa para redução de violência no trânsito foi realizada em restaurantes de Guarulhos na noite dessa sexta-feira (21). Uma intervenção teatral chamava a atenção dos frequentadores para escolher o motorista da vez. Após isso, era possível verificar qual o nível de álcool dos clientes voluntários utilizando etilômetros passivos, que indicam, por luz verde ou vermelha, se a pessoa tem condição de dirigir de forma segura. Cerca de 450 pessoas foram alcançadas pela ação e 200 fizeram testes voluntários de alcoolemia, que foram apenas educativos.

A intervenção foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria de Transportes e Trânsito de Guarulhos (STT) e faz parte de ações coordenadas para redução de acidentes envolvendo motoristas embriagados na região. Estudos da área da saúde na região apontam um aumento de 38% nos atendimentos oriundos desta causa. Por isso, as ações tiveram foco em estabelecimentos na Rua Tapajós, famosa pela presença de diversos bares e casas noturnas na região. Três bares contaram com a colaboração dos administradores e foram visitados: Marechal, Boa Vista e Vila Velha.

O evento consistiu em uma apresentação teatral na qual uma avó encontrava o neto no bar bebendo com um amigo. Com a ação lúdica, um policial rodoviário federal reforçava a necessidade a ideia de “se beber, não dirija”, escolhendo o motorista da vez ou escolhendo um transporte pago. Os PRFs conversaram e tiraram duvidas daqueles que quiseram, inclusive utilizando bafômetros passivos, que mostram a presença de álcool no sopro sem a necessidade de quem é avaliado encostar no equipamento.

Muitas pessoas participaram da ação, que aconteceu dentro da Semana Nacional de Trânsito, instituída no Código Nacional de Trânsito (CTB) em 1997 pretendendo desenvolver atividades de educação para redução de acidentes e mortes no trânsito. Neste ano o tema é “Nós somos o trânsito”.

A ingestão de álcool é um dos principais motivos de causa de acidentes, junto a excesso de velocidade e falta de atenção. Com a facilidade de opções de transporte àqueles que aproveitam a vida noturna, é importante a responsabilidade dos motoristas sobre a questão para alcançar uma solução efetiva e abrangente.