PRF em Sergipe encerra operação “Ano Novo” 2019

Policiais rodoviários federais finalizaram à meia-noite do dia 01, a operação “Ano Novo” 2019. Foram registrados três acidentes em que uma pessoa ficou ferida e outras duas morreram nas rodovias federais que cortam o estado. O efetivo da PRF foi reforçado nesse período, atuando principalmente nos trechos considerados críticos, que possuem maiores índices de acidentes relacionados ultrapassagens indevidas e álcoolemia.

Ultrapassagens indevidas – Durante os dias de operação, os agentes federais contabilizaram 20 ultrapassagens indevidas (10/dia). A quantidade só não foi maior, pois a presença ostensiva da PRF inibiu o cometimento de mais infrações desse tipo.

Dispositivos de retenção para crianças – De acordo com a resolução nº 277/08 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, é obrigatório o transporte de crianças em dispositivos de retenção adequados ao peso e altura, sendo para isso utilizados o “bebê conforto”, a “cadeirinha” e o “assento de elevação”. O descumprimento dessa resolução é considerado uma infração gravíssima, cuja penalidade é multa no valor de R$ 293,47, além de sete pontos lançados no prontuário do condutor infrator. Mais que isso, a não utilização dos dispositivos de retenção pode gerar consequências irreversíveis. Durante a operação “Ano Novo” 2019, a PRF em Sergipe notificou cinco condutores pelo transporte de crianças sem observância às normas de segurança.

Alcoolemia – Mais de 600 testes de alcoolemia foram realizados e dez condutores foram notificados por dirigirem sob efeito de álcool, sendo que cinco deles foram detidos por ultrapassarem o limite de 0,33 mg/L (miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões).

Resumo da operação “Ano Novo” 2019:

Operação “Ano Novo” 2019

Acidentes de trânsito
03
Feridos
01
Mortes
02
Veículos Fiscalizados
640
Pessoas Fiscalizadas
728
Infrações registradas
246
Testes com Etilômetro
608
Embriaguez ao volante
10
Excesso de velocidade

Ultrapassagens proibidas
20
Condutor ou passageiro sem capacete
06
Passageiro sem cinto de segurança
20
Animais recolhidos
50