PRF firma acordos de cooperação técnica com Polícia Civil e DETRAN no RJ

A Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio de Janeiro, Polícia Civil e o DETRAN firmaram acordo de cooperação técnica visando o combate ao crime organizado. O encontro aconteceu, na manhã desta quarta-feira (08), na sede da secretaria da Polícia Civil, onde foi realizada a cerimônia de assinatura dos dois pactos.

Os documentos firmados preveem que policiais rodoviários federais tenham acesso ao sistema Portal de  Segurança, que é gerenciado pela Polícia Civil e o Detran e, também, ao sistema  RO Web da Polícia Civil, que permitirá a rápida identificação de cidadãos abordados e a captura de criminosos, além de dar celeridade nas comunicações de ocorrências criminais à Polícia Civil.

A PRF por sua vez disponibilizará os sistemas de operações e inteligência, facilitando as investigações da Polícia Civil na elucidação de crimes e repreensão às organizações criminosas . O Detran receberá informações que facilitarão as ações de combate às fraudes de registro de veículos.

O superintendente da PRF no Rio de Janeiro, Silvinei Vasques, destacou a importância da integração. “Essa parceria é histórica e marca o início de um novo modelo de trabalho entre as forças policiais da União e do Estado. Somar esforços e compartilhar informações dos sistemas de inteligências e operações culminarão em um serviço de excelência para toda população fluminense. Com certeza o crime organizado sairá enfraquecido com estas parcerias”,  disse Vasques.

“É um dia de muita felicidade e muita alegria para a Polícia Civil do Rio de Janeiro em ter acesso aos sistemas de inteligência e operações da PRF. Essa união é fundamental para o combate a criminalidade”, afirmou o Secretario da Polícia Civil,  Delegado Flavio Brito.

O presidente do Detran, Delegado Marcello Braga, frisou que a parceria fará com que a fiscalização se torne mais eficiente. “Durante as fiscalizações, os policiais poderão contar com uma consulta mais detalhada sobre indivíduos, fazendo com que muitos foragidos da justiça sejam capturados”.

Estiveram presentes também no evento, o chefe de serviço de inteligência da PRF, Allan Rebello e também a chefe de gabinete da Polícia Civil,  Delegada Marcia Xavier e sua equipe de gestão.

 

Redação: D. Castelo