PRF flagra duas pessoas em posse de animais silvestres no Pará:

Um homem transportava um pássaro da espécie Curió dentro de uma armadilha.

Em Santa Maria do Pará/PA, no último domingo (9), a PRF fiscalizava na BR 316 no Km 102, quando abordou um veículo cujo o condutor estava em posse de três (3) pássaros da espécie Curió, espécie silvestre ameaçada de extinção.

Durante a averiguação dos agentes da PRF, foram encontradas duas gaiolas, contendo um pássaro em cada, e um pássaro preso em dentro de uma armadilha. O homem não soube explicar a procedência dos animais e não tinha nenhum tipo de documentação legal para tal posse.

Em outra ocorrência, na última terça feira (11), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fiscalizava na BR 153 no Km 51, em Marabá/PA, quando abordou um veículo Fiat/Uno Mille Way sendo conduzido por uma mulher que transportava um animal da espécie Macaco Prego dentro de uma gaiola.

Os agentes questionaram sobre a procedência do animal e sobre as documentações necessárias como licença dos órgãos ambientais para possuir tal animal, porém, ela não tinha nenhum tipo de documentação.

Ambos foram detidos e autuados no Art. 29 da Lei 9.605 de Crimes Ambientais (Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo tem pena de detenção de seis meses a um ano).

Os animais apreendidos foram encaminhados para SEMMA dos respectivos municípios.