PRF FLAGRA VEÍCULOS PRATICANDO “RACHA” NA BR-174 EM BOA VISTA

Policiais retornavam de outra ocorrência quando flagraram os veículos praticando o delito

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou no início da madrugada deste sábado (14) dois veículos praticando, em via pública, disputa automobilística não autorizada, ação conhecida como “racha”. O fato ocorreu no km 507 BR-174, trecho da avenida Venezuela, enquanto uma equipe de agentes retornava de outra ocorrência na região norte da mesma rodovia. Além da disputa, os automotores realizavam manobras bruscas, gerando risco à incolumidade pública e privada.

Os condutores dos dois veículos, ao avistarem a viatura da PRF, iniciaram fuga. Um deles seguiu pela avenida Princesa Isabel e o outro continuou pela BR-174. Na altura do cruzamento da avenida Venezuela com a avenida Mario Homem de Melo, os policiais conseguiram interceptar um dos automóveis, no entanto, o motorista desobedeceu a ordem de parada e desembarque dos agentes e tentou continuar a fuga.

Nesse momento, o condutor acelerou o automóvel em direção aos policiais com a intenção de atropelá-los para evitar a abordagem e fiscalização. A equipe PRF conseguiu desviar da manobra e continuou o acompanhamento ao suspeito. Em nova interceptação na avenida Venezuela com Glaycon de Paiva, os agentes conseguiram parar o veículo e prender o motorista. Além dele, havia outra pessoa no automóvel que informou ser sua namorada.

Durante a abordagem, o condutor estava bastante alterado e apresentou sinais de ingestão de bebida alcoólica. Foi realizado o teste do etilômetro (bafômetro) que retornou o resultado de 0.37 miligramas de álcool por litro de ar alveolar, o que caracteriza também o crime de dirigir sob efeito de álcool previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O condutor, a passageira e o veículo foram encaminhados à central de flagrantes da Polícia Civil para a realização dos procedimentos referentes às ações delituosas praticadas.

ENTENDA A LEI – Participar, na direção de veículo automotor, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística não autorizada pela autoridade competente, gerando situação de risco à incolumidade pública ou privada é crime previsto no artigo 308 do CTB. A realização do crime ocasiona detenção que pode ir de seis meses à três anos, além de suspenção ou proibição de se obter permissão ou habilitação para se dirigir veículo automotor.

Núcleo de Comunicação da PRF-RR