PRF fornece curso de capacitação para atendimento a acidentes para a GCM e Detran MS em Campo Grande (MS)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso do Sul ministrou entre os dias 1º a 13 de agosto o Curso de Capacitação em Acidente e Levantamento do Local – Trânsito para policiais da Guarda Civil Municipal (GCM) e agentes do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS).

O objetivo foi capacitar os agentes no atendimento técnico e profissional em acidentes de trânsito. As instruções qualificaram os alunos a oferecer à sociedade um atendimento competente e adequado aos acidentes. A correta avaliação dos elementos que o compõem resulta no estudo consistente das suas causas e consequências.

Os oitenta guardas civis municipais e os dez agentes de trânsito receberam instruções para a identificação do local onde ocorreu o acidente. A correta sinalização do evento, assim alertando os outros condutores ou pedestres sobre o ocorrido, reduz a possibilidade de outro incidente. A identificação das vítimas e do estado físico dos envolvidos também é estudada, sendo eles, ilesos, feridos leves, feridos graves, mortos ou ignorado, quando não há informações do estado físico do envolvido.

Os tipos de acidentes foram outro ponto avaliado, entre eles, atropelamentos de pedestres, colisões frontais, laterais, transversais ou traseiras, capotamentos, colisões com objetos estáticos, entre outros. Além das causas da ocorrência, sendo elas, defeitos mecânicos do veículo, desobediência às normas de trânsito pelo condutor ou pelo pedestre, falta de atenção à condução, ultrapassagem indevida ou velocidade incompatível, por exemplo.