PRF inicia semana realizando várias apreensões e prisões nas BRs do Maranhão

Foram 08 ocorrências, que começaram nas primeiras horas de segunda-feira (20) e se estenderam até a manhã de terça-feira (21)

1. PRF apreende veículo transportando material explosivo e medicamentos sem nota fiscal na BR 222, em Açailândia/MA

Segunda-feira (20), por volta das 03 horas, no km 667 da BR 222, foi abordado o automóvel Fiat/Doblô, de cor prata, que transportava grande quantidade de caixas em seu interior.

Ao ser realizada busca minuciosa, foram encontradas 270 cápsulas de pólvora, 10 kg de chumbo 3T, 96 cartelas de comprimidos variados (Pramil, Rheumazin Forte) e 260 caixas de medicamentos diversos (antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos).

Diante das informações obtidas foram constatados, a princípio, os seguintes delitos: contrabando; fabrico, fornecimento, aquisição posse ou transporte de explosivos ou gás tóxico, ou asfixiante; e falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais.

A ocorrência foi encaminhada à Delegacia da Polícia Civil em Açailândia/MA.

 

2. PRF apreende caminhonete adulterada

Por volta das 15h20 de segunda-feira, 20 de janeiro do ano de 2020, uma equipe PRF realizava abordagens no km 423 da BR 316, no município de Peritoró/MA, quando fiscalizou um veículo L200, de placas do estado do Ceará.

Solicitada a documentação, o condutor apresentou um CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) atrasado e com indícios de adulterações. Após fiscalização minuciosa os policiais perceberam fortes indícios de adulteração dos sinais de identificador do veículo.

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Adulteração de sinal identificador de veículo automotor e documentação.

Enquadramento(s): adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

O veículo, o condutor e o CRLV foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil em Peritoró/MA.

 

3. Motociclista embriagado

Nos primeiros minutos da madrugada de segunda-feira, 20 de janeiro de 2020, policiais rodoviários federais realizavam abordagens de rotina na área da Unidade Operacional de Santa Inês – MA, quando deram ordem de parada a uma motocicleta Honda/ 250, de cor vermelha. O condutor ao realizar o teste do bafômetro retornou o teor alcoólico de 0.86 mg/L de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, configurando em tese o crime de embriaguez previsto no Código de Trânsito Brasileiro, art. 306 da Lei 9503/97.

O veículo foi recolhido ao pátio da PRF por não apresentar licenciamento atualizado e ausência de equipamentos obrigatórios. O condutor, que não possui CNH, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil em Santa Inês – MA para lavratura dos procedimentos cabíveis.

Enquadramento(s): embriaguez ao volante.

 

4. Motocicleta recuperada e dupla de assaltantes presa

Por volta das 6h da manhã de segunda-feira, 20 de janeiro do ano de 2020, uma vítima de roubo compareceu na Unidade Operacional da PRF em Santa Inês – MA, informando que a sua motocicleta, uma Honda/Cg 160 Fan, cor cinza, fora tomada de assalto naquele instante por dois marginais, e que os mesmos poderiam estar em determinado posto de venda de combustíveis, na altura do km 265 da BR 316, no município de Santa Inês /MA. De pronto, a equipe saiu em diligência e  a logrou êxito em interceptar os indivíduos, que foram reconhecidos de imediato pela vítima, assim como seu veículo já sem a placa de identificação, sendo no entanto reconhecida pela numeração do chassi. Informou ainda a vítima que os conduzidos levaram além de sua motocicleta e seus documentos pessoais, carteira de habilitação, CRLV da motocicleta e o valor de R$150,00 reais em valores, dois cartões de crédito.

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de roubo e veículo.

Foram apreendidos com os indivíduos uma arma branca, faca pequena, um celular marca Blu, algumas roupas, alicate e a quantia de R$ 149,00 (cento e quarenta e nove reais).

Ocorrência encaminhada para a Delegacia Regional de Policia Civil em Santa Inês – MA.

Enquadramento: roubo de veículo

 

5. Outra motocicleta recuperada

Ato contínuo a ocorrência anterior, por volta das 8h da manhã do dia 20 de janeiro do ano de 2020, por volta das 08 horas, uma equipe realizava abordagem de rotina no km 264 da BR 316, no município de Santa Inês/MA, quando fiscalizou uma motocicleta Honda/NXR160 BROS, cor vermelha. E após minuciosa averiguação nos elementos de identificação do veículo, constatou-se adulteração dos elementos. Em contato com o proprietário da motocicleta, este relatou que reside em São Luis-MA, e que vem recebendo constantemente notificações de autuação do seu veículo na cidade de Santa Inês-MA, porém nunca esteve no referido município.

Enquadramento(s): adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

O envolvido e a motocicleta foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil em Santa Inês.

 

6. Mandado de Prisão em aberto.

No dia 20 de janeiro do ano de 2020, por volta das 22h38min, uma equipe PRF compareceu no km 14 da BR 135, no município de São Luís/MA, quando fez a abordagem de um veículo Fiat/Toro Freedom At, cor prata. Fazendo buscas nos sistemas policiais foi constatado que havia um Mandado de Prisão em aberto em desfavor do condutor.

Diante das informações obtidas foi realizado o Cumprimento de Mandado de Prisão e o envolvido encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.

Enquadramento(s): mandado de prisão.

 

07. Uso de documento falso.

No início da madrugada desta terça-feira, 21 de janeiro do ano de 2020, por volta de 01h31, uma equipe compareceu no km 23 da BR 135, no município de São Luís/MA,  próximo a ponte do Estreito dos Mosquitos, quando abordou um veículo de carga M.benz/L 1618, cor branca, onde o condutor, após apurado, foi qualificado como AUTOR de uso de documento falso.

Os policiais solicitaram a documentação do veículo e habilitação do condutor, que apresentou CNH de autenticidade duvidosa. Em consulta nos sistemas foi verificado que o documento apresentado não retornava cadastro no Registro Nacional de Carteira de Habilitação – RENACH pelo CPF do condutor. Após a realização de consulta detalhada ao registro apresentado na CNH, retornou outro usuário, caracterizando que o documento era realmente falso, sendo a ocorrência foi encaminhada, a princípio, para delegacia PRF de Pedrinhas.

No decorrer das atividades policiais, procedeu-se a apreensão da CNH.

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Uso de documento falso. O condutor foi encaminhado ileso para a Delegacia de Polícia Civil.

Enquadramento(s): uso de documento falso.

 

08. Porte ilegal de arma de fogo.

No dia 21 de janeiro do ano de 2020, por volta das 03h00 da madrugada, uma equipe PRF compareceu no km 24 da BR 135, no município de São Luís/MA, próximo a ponte da Estiva, quando abordou e fiscalizou o veículo VW/Novo Voyage Cl, cor branca, ocupado por três indivíduos. Durante entrevista realizada com os ocupantes, percebeu-se um comportamento suspeito e inconsistência de informações. Diante da suspeição, foi realizada uma busca minuciosa no veículo e encontrado um revólver calibre 38 contendo 05 (cinco) munições intactas, com numeração suprimida, no compartimento interno do câmbio. Um dos passageiros assumiu a propriedade da arma.

Diante da gravidade do fato, do risco à integridade dos agentes e fuga dos suspeitos, os ocupantes foram contidos com algemas e conduzidos nas viaturas até a Delegacia de Polícia Civil. Todos os suspeitos foram entregues às autoridades da polícia judiciária em boas condições de saúde e sem lesões aparentes. No decorrer das atividades policiais, procederam-se as apreensões de um revólver cal. 38, número de série ausente ou suprimido, marca Amadeo Rossi (ROSSI)/Brasil, 03 (três) celulares e 05 (cinco) munições cal. .380, marca Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC)/Brasil.

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Ocorrência, veículo, indivíduos, arma e munições encaminhados à Polícia Civil da Cidade Operária (DECOP) em São Luís/MA.