PRF lança novo Manual de Identidade Visual – MIV

Mais compacta e mais moderna, a quarta edição do manual padroniza elementos identificadores da PRF, fortalecendo a imagem institucional

 

Disciplinar os elementos de comunicação visual que identificam a instituição, estabelecendo seu padrão de utilização, a fim de preservar a coerência dos signos institucionais e fortalecer a imagem da PRF. Assim descreve a PORTARIA Nº 90/2020/DG, DE 22 DE MARÇO DE 2020 que aprova o novo Manual de Identidade Visual (MIV) da PRF.

Em sua quarta edição, o manual está mais compacto e moderno. Além da padronização de linhas, cores, formas e proporções, o presente manual cumpre a finalidade de apresentar a filosofia da PRF a partir dos símbolos que a expressam. O manual está disponível em uma versão completa e separado em capítulos.

A linguagem simbólica, aplicada a edificações, viaturas, uniforme, material midiático e qualquer outro canal de comunicação visual, tem por propósito a consolidação do que a instituição estabeleceu como marca e a manutenção da sua tradição.

O MIV foi construído a partir de um extenso estudo, que englobou a história da Polícia Rodoviária Federal, seu contexto atual e sua visão de futuro, mesclando-os com os elementos técnicos da comunicação visual.

Todo o trabalho de elaboração do Manual foi estruturado na certeza de que seu uso promove à imagem institucional integridade e fidelidade aos valores assumidos pela PRF. Nesse sentido, a identidade visual somente ganhará força se todos que fazem a PRF observarem as normas expressas no MIV.

Em razão disso, a Portaria nº 90, em seu Art. 2º, veta a reprodução de marcas e elementos de comunicação visual da instituição em desconformidade com os padrões estabelecidos no MIV 4.0. Desse modo, é responsabilidade todos, do servidor, do policial e, especialmente, das chefias monitorar, identificar e corrigir as inadequações, zelando assim por uma PRF cada vez mais unificada e fortalecida.

 

 

  • Clique nos links abaixo e leia o MIV em capítulos:

Caderno 1 – Símbolos Nacionais

Caderno 2 – Símbolos Institucionais

Caderno 3 – Outros Símbolos

Caderno 4 – Frota

Caderno 5 – Edificações

Caderno 6 – Papelaria 

Caderno 7 – Identidade Funcional