PRF na Bahia realiza mais um evento no mês dedicado à mulher, com palestra acerca do tema violência de gênero

A ação fez parte da programação destinada ao dia 8 de março, com a agenda composta por mais duas programações, fomentadas pela Subcomissão Temática de Valorização da Mulher.

Com o intuito de evidenciar o Dia da Mulher e a luta feminina por espaço, reconhecimento e respeito em todas as esferas sociais, a Superintendência de Polícia Rodoviária Federal na Bahia promoveu evento na manhã de ontem (12), no auditório sede, trazendo à baila assuntos importantes acerca do tema.

 

A abertura das atividades contou com a participação do Superintendente Regional Substituto, o Inspetor Jeferson Almeida Moraes, e o Presidente do Sindicato da PRF na Bahia, o Inspetor Fabio Serravalle Franco, que teceram palavras enaltecedoras sobre a mulher e a importância de suas conquistas.

 

 

 

Em seguida, Marla Barata que é Chefe da Assessoria de Comunicação do Ministério Público Federal na Bahia discorreu sobre a Lei do Minuto Seguinte (Lei 12.845/2013) que garante às vítimas de abusos sexuais a assistência emergencial, integral e multidisciplinar após as agressões. Marla destacou que o direito ao atendimento imediato e adequado, nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), não necessita de boletim de ocorrência policial prévio, sendo a palavra da vítima suficiente.

 

 

 

Posteriormente, Anucha Prisco que é Coordenadora Pedagógica na rede pública estadual de ensino e mestranda pela UFBA tratou do tema “A violência contra a mulher e sua múltiplas facetas”. A pedagoga trouxe índices alarmantes sobre a violência contra a mulher no Brasil, bem como levou a plateia à reflexão acerca do modelo de masculinidade culturalmente disseminado, quando apresentou o dado de que 95% dos assassinatos no mundo são praticados por homens.

 

Além de oportunizar a aquisição de conhecimento e estimular reflexões, o evento também gerou integração entre todas as mulheres participantes (estagiárias, colaboradoras terceirizadas, agentes administrativas e policiais rodoviários federais) e contou com a participação da cantora Luana Matos que deixou o ambiente ainda mais propício à confraternização com a sua música.

 

Na agenda das comemorações do mês da mulher, serão ainda promovidas palestras no auditório da Sede da SRPRF-BA, com o tema “Carga mental no ambiente doméstico”, a ser ministrado pela psicóloga Débora Carvalhal Chagas Franco, no dia 27 às 14 horas, e também sobre o tema “Métodos contraceptivos”, a ser abordado pelas enfermeiras Lilian Paula Santos do Nascimento e Márcia Libório, no dia 28 às 14 horas.