PRF na Semana do Meio Ambiente

Durante a Semana do Meio Ambiente, entre os dias 01 e 05, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai reforçar as fiscalizações no combate aos crimes ambientais em todas as rodovias federais do País. Somente em 2017, a PRF apreendeu 41 toneladas de agrotóxicos contrabandeados, 50.953 m³ de madeiras extraídas de forma ilegal e prendeu 1431 pessoas por crimes ambientais, além da apreensão de 11 mil animais, entre exóticos e silvestres.

Com o objetivo de contribuir para o a preservação do meio ambiente, a PRF também realiza fiscalização do uso correto do Arla 32, um reagente que é usado nos veículos de carga a diesel para reduzir quimicamente as emissões de óxidos de nitrogênio presentes nos gases do escapamento.

Semana do Meio Ambiente

A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, em 1972 na Suécia, aonde as nações chegaram ao consenso da necessidade de preservação do meio ambiente e condição indispensável para qualidade de vida no planeta.

Por meio do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade conscientizar e apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.