PRF participa de curso sobre tráfico de animais silvestres em Salvador (BA)

Além da PRF, o evento contou com a participação de membros do INEMA, do CETAS/IBAMA, da COPPA – Companhia de Polícia de Proteção Ambiental, da Guarda Civil Municipal e do Parque Zoobotânico de Salvador.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou, ontem (16), de um curso sobre o tráfico de papagaios. O objetivo principal da ação foi integrar os diversos órgãos de fiscalização ambiental da Bahia que atuam no combate ao tráfico de animas silvestres.

As atividades foram promovidas pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres do Instituto Chico Mendes de preservação da Biodiversidade (ICMBio/CEMAVE) em parceria com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), e faz parte das atividades da “Semana de Estudos para a Proteção dos Papagaios e demais Psitacídeos Brasileiros”, reconhecida na terceira semana do mês de abril.

Na oportunidade, foram apresentadas as técnicas de contenção, manejo e transporte de papagaios e a estratégia nacional para conservação de espécies ameaçadas. Além disso, foi explicitado sobre o Programa Papagaios do Brasil, que tem como objetivo contribuir para a integridade ecológica, genética e sanitária das populações naturais de seis espécies de papagaios que habitam o bioma Mata Atlântica e Pantanal.

Representando a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Marcus França contextualizou o cenário do tráfico de aves no estado e abordou sobre as ações integradas de fiscalização, envolvendo diferentes instituições governamentais. Além disso, discorreu sobre as ações de educação ambiental desenvolvidas junto às escolas e outras instituições e as atividades de combate ao cativeiro ilegal e nas feiras livres, como a Operação Fauna Livre realizada em Feira de Santana (BA).França, apresentou também o Programa FPI como modelo a ser adotado para fortalecimento da rede de combate ao tráfico de animais silvestres e pontuou para a necessidade de ampliar a quantidade de CETAS no estado a fim de atender as regiões Norte, Sul e Oeste da Bahia.

O PRF Ronildon Santos, coordenador nacional do GECAM – Grupo de Enfrentamento aos Crimes Ambientais da PRF, e os agentes federais Uequison Oliveira e Rafael de Santos, também estiveram presentes no evento.

O curso, que já foi ministrado nas cidades de São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Rio de Janeiro, teve duração de 8h/aula e realizou sua quinta edição no Parque Zoobotânico de Salvador, localizado na rua Tv. Alto de Ondina, s/n – Ondina, Salvador – BA .

Para mais fotos acesse o link: https://drive.google.com/open?id=1PVBHv45noioV7MqcGe6vko3dAtcWa_VC