PRF prende motorista alcoolizado na BR 101, em Eunapólis (BA)

Durante a Operação Proclamação da República, na tarde de hoje (16), agentes federais realizavam comando de fiscalização no Km 727, da BR 101, trecho do município baiano de Eunapólis, quando deram ordem de parada a um veículo Fiat/Strada Working, conduzido por um homem de 34 anos.

No momento da abordagem, foi solicitada a documentação de praxe (CNH – CRLV), bem como perguntado ao motorista se havia feito ingestão de álcool, tendo o mesmo afirmado não haver consumido bebida alcoólica.

Em seguida foi submetido ao teste de alcoolemia tendo apresentado resultado de 0,54 mg/L. Após assepsia bucal, foi realizado um segundo teste cujo registro no equipamento etilômetro constatou o teor de 0,49 mg/L (miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões), comprovando a embriaguez.

O índice considerado como crime é de 0,34 mg/L. Flagrado, ele foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local para adoção das providências necessárias.
Além de detenção por crime de trânsito, ocorre a aplicação de multa por alcoolemia que custa R$ 2.934,70, valor que é duplicado em caso de reincidência. Ademais, ocorre a penalidade administrativa que suspende ou proíbe o motorista de obter a habilitação ou permissão para dirigir veículo automotor por um período de 12 meses.
A Operação Proclamação da República 2018 prossegue até às 23h59 de domingo (18) e conta com reforço no policiamento ostensivo e preventivo, sendo priorizada a fiscalização de condutas de risco como ultrapassagens proibidas, alcoolemia ao dirigir, excesso de velocidade, dentre outras, com foco na redução de acidentes.