PRF prende motorista de ônibus na BR-174 por uso de documento falso

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu no fim da tarde deste sábado (23) um motorista de ônibus por uso de documento falso durante fiscalização no km 491 da BR-174, em Boa Vista. O ônibus transportava de forma remunerada passageiros que retornavam da cidade de Lethen, na Guiana, com destino a Manaus (AM).

Devido ao fato do veículo ser de transporte coletivo de passageiros, o condutor deve possuir curso para esse fim realizado por instituição ou empresa credenciada. Quando solicitado a apresentar o documento, o motorista entregou aos agentes o suposto certificado, no entanto, logo foi identificado que se tratava de um documento falso.

Questionado sobre a procedência do certificado falsificado, o condutor confessou que nunca realizou o curso e que o adquiriu na capital amazonense pelo valor de R$150,00 com um homem que não quis identificar. Informou ainda que, além dele, outros condutores também compraram a certidão falsa para poderem realizar atividade sem a necessidade de fazer o curso.

Para o veículo seguir viagem, a empresa de transporte teve de providenciar outro motorista com certificado original do curso necessário. O condutor portador do certificado fictício foi encaminhado ao 5º Distrito da Polícia Civil para responder pelo crime de uso de documento falso previsto no artigo 304 do Código Penal. Diante do fato, a PRF intensificará a fiscalização da documentação indispensável para conduzir veículo de passageiros em Roraima.

Núcleo de Comunicação da PRF-RR