PRF prende motorista por porte ilegal de arma de fogo próximo ao Anel Viário em Boa Vista

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na tarde desta quarta-feira (8) o condutor de uma caminhonete por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido durante patrulhamento no trecho secundário da BR-174 (Anel Viário) em Boa Vista. O veículo foi abordado próximo ao entroncamento da rodovia federal com a RR-205 que liga a capital do estado ao município de Alto Alegre.
Durante buscas internas no veículo, foi encontrado um revólver calibre .38 com cinco munições não deflagradas. Além do armamento, outras 30 munições foram localizadas durante a fiscalização. Questionado sobre o documento de porte do armamento, o condutor afirmou que não o tinha, que portava apenas o registro da arma.
Diante do fato, o motorista foi encaminhado ao 5º Distrito de Polícia Civil no Distrito Industrial para responder pelo crime praticado previsto no artigo 14 da Lei 10.823, que trata do registro, posse e comercialização de armas de fogo e munições no Brasil. A prática ilícita tem pena de vai de dois (2) a quatro (4) anos de prisão, multa, além de ser inafiançável caso a arma não estiver em nome do portador.
Orientações – A PRF esclarece que, apesar das recentes mudanças na Lei, o porte de arma é obrigatório e exige uma série de procedimentos realizados junto a Polícia Federal (PF) para a sua aquisição. Sendo assim, a prática de portar arma sem autorização continua irregular e serão reprimidas pelas forças de segurança pública do país.

Núcleo de Comunicação da PRF-RR