PRF promove evento de apoio a crianças com câncer em Salvador/BA

Além da arrecadação de donativos e das atividades educativas, os policiais rasparão os cabelos para auxiliar no processo de devolução da autoestima das crianças.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizará, na próxima terça-feira (20), um evento em prol das crianças e adolescentes atendidos pelo Grupo de Apoio à Criança Com Câncer (GACC). Intitulada “Policiais contra o Câncer Infantil”, a ação tem como objetivo alertar as pessoas sobre os sinais e sintomas mais comuns do câncer infantojuvenil e colaborar com o trabalho realizado pelo Grupo.
A iniciativa surgiu em 2014, em Goiás, e atualmente ocorre em todo o Brasil. Em Salvador, a quarta edição tem o apoio do Sindicato da PRF e parceiros locais.

O dia será repleto de atividades, tais como o passeio com as crianças pela cidade no ônibus multimissão da PRF, escoltados por motociclistas-batedores, o oferecimento de lanches – previamente recomendados pela nutricionista que cuida dos pacientes -, bem como entrega de presentes e doações de itens necessários para o atendimento do GACC. Este ano, o evento contará também com uma apresentação do Grupo de Operações com Cães (GOC) da PRF. Na ocasião, os cães farejadores que auxiliam a Instituição no combate ao tráfico de drogas, ajudarão os pacientes na liberação da endorfina, hormônio da alegria.

Além do cunho festivo, a data servirá também para chamar a atenção da sociedade e convocá-la a se doar mais. Alguns PRF´s terão os cabelos raspados como gesto simbólico de apoio às crianças que perdem o cabelo em decorrência do tratamento da doença.

Ressalta-se que no dia 19, ocorrerá uma doação de sangue coletiva em prol da campanha. Na oportunidade, a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal na Bahia disponibilizará o ônibus da PRF para conduzir os colaboradores voluntários até a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA).

“Policiais contra o Câncer Infantil” tem como objetivo colaborar com o processo curativo das crianças e adolescentes que travam a luta contra o câncer, proporcionando-lhes um encontro com os policiais, ação que tem potencial para tornar o trabalho policial mais humanizado na medida em que o coloca em proximidade com a questão da infância e da precariedade da vida e ao mesmo tempo fortalece as crianças ao lhe emprestar a simbologia do poder e autoridade carregada pela figura do policial.

Todo o evento está sendo custeado por doações voluntárias e contam com o apoio de parceiros que aderiram à campanha.

 

Sugestão de pauta

Serviço: Policiais contra o Câncer Infantil
Data: 20 de novembro (terça-feira)
Horário: 14h
Local: GACC
Endereço: Av. Oceano Pacífico, 210 – São Marcos, Salvador – BA

Serviço: Policiais contra o Câncer Infantil
Data: 19 de novembro (segunda-feira)
Horário: 9h
Local: Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA).
Endereço: Ladeira do Hospital Geral, S/N – Brotas, Salvador – BA