PRF promove o primeiro Curso de Operações Temáticas de Combate ao Crime

A PRF está realizando a primeira edição do Curso de Operações Temáticas de Combate ao Crime (COTEM), que iniciou no dia 03 de setembro, na Academia Nacional da PRF, em Florianópolis/SC.

O curso, com carga horária prevista de 162 horas, distribuídas em 9 disciplinas, visa aperfeiçoar o conhecimento dos alunos para o combate aos crimes ambientais, tráfico de drogas e armas, fraudes veiculares, violação aos direitos humanos, crimes contra o fisco e contra o patrimônio, e diversas outras modalidades delitivas.

Durante as duas primeiras semanas, foram ministradas aos alunos instruções de tiro, condução veicular policial, enfrentamento às fraudes veiculares, gerenciamento de situações de risco, tecnologia da informação, entre outras, além de palestras sobre comunicação, sobre análise criminal, sobre o enfrentamento ao roubo de veículos de transporte de passageiros e de cargas.

A terceira e última semana do curso será direcionada às oficinas práticas, onde os alunos serão confrontados com situações-problema semelhantes à realidade das operações temáticas.

Ao final do curso, o conteúdo ministrado durante as primeiras semanas será testado em ambiente operacional. Os policiais serão organizados em equipes e deslocados para atuarem em dois estados da federação, numa grande operação temática de combate ao crime, colocando em prática todo o conhecimento adquirido no COTEM.

Realizado pela Coordenação de Operações Especializadas e de Fronteira (COE) em conjunto com a Coordenação da Academia da Polícia Rodoviária Federal (ANPRF), esta primeira edição do COTEM contou com 75 alunos, sendo 72 Policiais Rodoviários Federais e 3 alunos provenientes de instituições convidadas.