PRF publica o maior Plano Anual de Capacitações (PAC 2019)

O Plano aprovado contempla a estrutura do Sistema de Educação Corporativa da PRF, as diretrizes e orientações normativas estabelecidas para o desenvolvimento da atividade de educação corporativa, a classificação das ações educativas, os programas, os eventos de capacitação a serem realizados no ano de 2019, o orçamento alocado, o processo de avaliação, a certificação, a contratação, o monitoramento e o controle.

Sistema de Educação Corporativa da PRF- A Academia Nacional da PRF passa a ser a unidade central do sistema, instância máxima de planejamento e gestão das ações educativas. Assim, todos os cursos devem ser executados nas dependências da ANPRF, salvo exceções justificadas. Os integrantes do Sistema de Educação Corporativa da PRF subordinam-se temática e tecnicamente à ANPRF e deverão cumprir as políticas estabelecidas pela unidade central do sistema.

Acesso amplo e democrático aos cursos- Com as novas Orientações Normativas, a seleção de alunos para as ações educativas deverá se realizar por edital, com a adoção de critérios que privilegiem a democratização do acesso e a ampla concorrência, somente sendo possível a inclusão de critérios restritivos com fundamentação.

Alocação de recursos- Este é o maior orçamento para o PAC, mais de R$ 51 milhões, que vão atender todas as áreas, mas privilegiando segmentos que estavam carentes de capacitação, como a segurança viária, o CGLOG, a CTIC e Inteligência.

O Coordenador da ANPRF, Marcos Pierre, explica a importância do efetivo no processo de especialização: “Ressalto a importância de que todos sejam colaboradores dos eventos de capacitação. Os envolvidos diretamente nas atividades como coordenadores, instrutores, alunos, etc, bem como o colega que ficou na ponta executando as tarefas cotidianas enquanto os cursos são realizados, uma vez que o servidor voltará melhor qualificado e mais motivado para as atividades diárias”.

Marcos Pierre acrescenta, ainda, informações sobre o calendário para o ano: “Temos o planejamento de divulgar um calendário prévio de possíveis datas de realização dos cursos em 2019, a priori deverão se concentrar no primeiro semestre, tendo em vista a realização do CFP no segundo semestre, o que vai absorver quase que a totalidade da estrutura de ensino da PRF”.

Dentre as diretrizes do novo Plano estão ampliação o uso da plataforma EAD da PRF que se encontra disponível no Lumen. Cursos EAD estão sendo preparados para todo o efetivo, bem como todos os eventos de capacitação farão uso do sistema, desde a inscrição, até a emissão dos certificados.

Curso Atualização Policial- O CAP é uma atualização obrigatória, todas regionais já possuem recursos e autonomia para a realização, observados os normativos, regulamentos e projetos específicos aprovados pela ANPRF.