PRF realiza abertura do 10º FETRAN/MS em Campo Grande/MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou nesta sexta-feira, 17 de maio, no Eco Hotel Lago, em Campo Grande/MS, a cerimônia de abertura e lançou oficialmente o 10º Festival Estudantil Temático de Trânsito – FETRAN/MS.

O FETRAN é uma iniciativa da PRF em parceria com o DETRAN-MS e a Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania (FCMS). O evento ocorre desde 2010, tendo por objetivo promover educação para o trânsito, por meio do encanto das artes cênicas, a formação de cidadãos éticos capazes de refletir sobre o contexto em que vivem e de atuarem como agentes transformadores para construção de um trânsito mais seguro. E para tal, aproveita-se o ambiente escolar, que é capaz de envolver alunos, pais e professores das escolas de Mato Grosso do Sul.

Ao longo dos anos, em diversos lugares, a parceria entre a PRF e as escolas apresenta-se de forma efetiva na atuação e realização da educação para o trânsito. Na edição 2019, o FETRAN lança sua 10ª edição, com a participação de 125 professores dos mais diferentes municípios do Estado que se inscreveram. Os profissionais da educação receberão uma oficina de capacitação custeada pela PRF para a elaboração das peças que, em julho, começarão a se apresentar nas seletivas.

A cerimônia de abertura começou com a apresentação da peça teatral finalista do FETRAN 2018, apresentada pela Escola Estadual Pedro José Rufino, de Jardim/MS, com direção do Professor Edson Fernandes.

Estava presente no evento o Superintendente Regional da PRF, Inspetor Luiz Alexandre, a Presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Mara Elisa Navacchi Caseiro, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros de MS, Coronel Joilson Alves do Amaral, o Comandante do Batalhão de Trânsito, Tenente Coronel Franco Alan, o Subcomandante Geral da PM MS, Coronel Edmilson Lopes, o Diretor/Adjunto do DETRAN/MS, Francisco Libório Silveira, o Diretor-Presidente da AGETRAN, Janine de Lima Bruno, a Diretora de Educação para o Trânsito do DETRAN/MS, Elijane Coelho, o Delegado Adjunto da Receita Federal, Henry Tamashiro de Oliveira, o Secretário Especial de Segurança e Defesa Social do Município de Campo Grande, Valério Azambuja, o Pró-Reitor de Extensão do IFMS, Airton José Vinholi, a Presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/MS, Cláudia Paniago e a Presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Regina Maria Duarte.

Fizeram o uso da palavra, a Presidente da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, o Subcomandante Geral da PM MS, Coronel Edmilson Lopes, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros de MS, Coronel Joilson Alves do Amaral, além do Superintendente da PRF/MS, Inspetor Luiz Alexandre.

O Superintendente, Inspetor Luiz Alexandre, em seu discurso, destacou a importância das ações do FETRAN/MS no combate à violência no trânsito ao longo dos 10 anos de existência do projeto.

Ao final da cerimônia, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Polícia Rodoviária Federal, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e o DETRAN/MS.