PRF realiza Operação Volta às Aulas 2020 no Acre

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) desenvolveu a Operação Volta às Aulas 2020, nas BRs 317 e 364, no Acre, entre os dias 9 e 10 de março. Planejada pela 1Delegacia e executada com reforço de policiais do Grupo de Fiscalização de Transporte (GFT), o objetivo principal da Operação foi conscientizar passageiros e condutores de escolares quanto ao respeito à legislação para prevenir acidentes e reduzir a violência no trânsito, através de abordagens fiscalizatórias e orientações educativas.

Com o fim das férias e início das aulas, vans, ônibus e mico-ônibus, públicos e privados, voltam a circular, nas vias terrestres, transportando jovens alunos. Devido a importância desse tipo modal para a sociedade, a Polícia Rodoviária Federal promove fiscalizações e ações preventivas planejadas, para averiguar as condições dos equipamentos desses referidos veículos, como o cinto de segurança, faróis, pneus e sistema de freios, dentre outros, e orientar motoristas e passageiros.  

Os PRFs fiscalizaram 37 veículos, abordaram 86 pessoas e 21 motoristas foram submetidos ao teste de etilômetro. Nas abordagens, os policiais sanaram as dúvidas de 24 viajantes, incentivando reflexões sobre temas diversos, incluindo acessibilidade, direção defensiva e embriaguez à condução veicular, visando sempre a uma viagem segura e dirimindo os riscos de acidentes e letalidade.

Para os casos de denúncias ou informações de acidentes, a PRF disponibiliza o telefone 191.

Fotos: Equipes PRF
Texto: NUCOM

Núcleo de Comunicação Social
nucom.ac@prf.gov.br