PRF apreende 550 mil maços de cigarro contrabandeados escondidos em carga de repolho

Agentes desconfiaram do baú levando produtos com refrigeração desligada

Em fiscalização na BR 381, km 282 em Jaguaraçu/MG, PRFs abordaram ontem (06/06) uma carreta para fiscalização de rotina, e o condutor apresentou Nota Fiscal de Produtor referente a uma carga de verduras com destino a Natal/RN. Ao fiscalizarem a câmara fria do baú, os policiais verificaram que ela estava desligada ou inoperante, e que algumas caixas de repolho já não apresentavam boas condições de conservação. Diante da situação inusitada, onde a verdura não resistiria à viagem para Natal/RN, os policiais suspeitaram da estória contada pelo motorista e retiraram algumas caixas de repolho do fundo do baú, revelando a existência de caixas de papelão escondidas no meio da carga. As caixas continham cigarros de origem estrangeira (Marca MIGHTY, de fabricação paraguaia) configurando, em principio, crime de contrabando.

Após a descoberta da carga ilícita, o condutor disse que assumiu a direção do veiculo num posto de gasolina de bandeira BR na cidade de ibiúma/SP, e que a chave do veiculo fora-lhe passada por um individuo de nome Fernando que, segundo ele, não conhecia. Ele ainda afirmou não ter acompanhado o carregamento do veículo, mas um fato verificado pelos policiais foi que ele não demostrou, durante a abordagem, preocupação com o fato da câmara fria estar inoperante, mesmo sabendo que as verduras entrariam em decomposição antes da chegada ao destino.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao condutor por contrabando e uso de documento (Nota Fiscal) com dados falsos. Foram apreendidos ainda R$1.460,00 (Um mil quatrocentos e sessenta reais) em dinheiro e dois celulares para auxiliar na investigação do crime.

O condutor foi encaminhado à Delegacia de Policia Federal e o veículo à Receita Federal, onde foi contabilizado o total de 550 mil maços de cigarro apreendidos.