Release para imprensa – PRF promove lançamento do FETRAN 2018 em Itaberaba/BA

A Superintendência de Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou, nesta quinta-feira (02), o Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN), etapa 2018, no município de Itaberaba/BA. As ações foram desenvolvidas a partir de uma parceria entre a PRF e a Prefeitura Municipal, por meio de sua Secretaria de Educação e da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).

O evento ocorreu no auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães e contou com a presença dos PRFs Leandro Carneiro, Michelle Alencar, dentre outros da regional, além da participação do Prefeito do Município, Ricardo Mascarenhas, da Secretária Municipal de Itaberaba, Nogma Elione Alves, do Superintendente Municipal de Trânsito de Itaberaba, Raul Jones, da Secretaria de Cultura, Nalva Galvão, além de representantes da Polícia Militar, do Ciretran, da Guarda Municipal, da Câmara de Vereadores, do Bombeiro Civil e da comunidade escolar.

O FETRAN, que é um projeto nacional para a educação e conscientização do cidadão quanto às questões relacionadas ao trânsito, propõe a formação desse cidadão a partir da melhor preparação de crianças e adolescentes. Com o slogan “Transformando atitudes para salvar vidas”, este é um dos maiores Projetos de Educação para o trânsito do país e tem como principal objetivo inserir a Educação para o Trânsito de forma concisa e periódica na rotina escolar.

Motivação:
No Brasil, os acidentes de trânsito representam a principal causa externa para a morte de crianças entre 0 e 14 anos. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 2 mil crianças até 14 anos morrem anualmente no país. Tais números demonstram a necessidade e a urgência da adoção de medidas capazes de reverter esta situação, que poderia até ser configurada como séria questão de saúde pública.

Neste cenário, a Educação para o Trânsito é uma das principais alternativas para mitigar tamanha violência, uma vez que promove a sensibilização dos agentes transformadores da sociedade para a conscientização, vivência e comportamento seguro no trânsito, contribuindo para a diminuição de mortes de inocentes em decorrência da violência no trânsito.