Sávio Macêdo é designado como novo Superintendente da PRF em Pernambuco

Comissão de Transição foi formada para realizar um diagnóstico da regional

Foi designado, na terça-feira (30), o novo Superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco, Sávio José da Silveira Macêdo. A designação foi publicada na edição 123 do Diário Oficial da União (DOU), em ato do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O policial assume o lugar de Alexandre Rodrigues da Silva, que realizou um trabalho de excelência à frente da Superintendência, entre julho de 2018 a junho de 2020.

Após ingressar na instituição em 2005, Macêdo assumiu diversas chefias na área operacional e administrativa do órgão e atualmente ocupava a função de Corregedor em Pernambuco. O policial é natural do Recife e formado em Direito e Ciências Contábeis, com pós-graduação em Psicologia Organizacional, e atualmente cursa Psicologia.

Como primeiro ato à frente da superintendência, foi instituída uma Comissão de Transição para avaliar os aspectos relativos ao funcionamento e situação das áreas de gestão da regional. A iniciativa visa realizar um diagnóstico gerencial para subsidiar as tomadas de decisão iniciais do novo gestor.

A comissão tem como presidente Charlston Moreira e como substituto Rodrigo Barreto, ambos lotados em Pernambuco, além de contar com mais sete servidores designados para acompanhar a transição.

Experiência e Qualificações

Desde o ingresso na PRF, Macêdo assumiu posições de destaque no órgão e se sobressaiu pelo perfil de liderança e profissionalismo. Entre os anos de 2005 e 2006, Macêdo atuou no Núcleo de Operações Especiais (NOE) e assumiu a chefia da Central de Informações Operacionais de Rondônia (atual C3R).

Em seguida, foi transferido para Serra Talhada, onde atuou no Grupo de Patrulhamento Tático e se tornou chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da Delegacia. Também foi chefe substituto do NOE/PE, chefe do Núcleo de Assuntos Internos e atualmente exercia a função de Corregedor Regional, além de integrar o projeto Líderes da instituição.

Destacou-se na formação na área operacional, através dos cursos de Técnicas Policiais de Combate ao Crime e Motociclista Policial, Ações Táticas da PM/AL, Caatinga e Segurança de Autoridades pelo Exército Brasileiro.

O perfil de liderança foi aperfeiçoado a partir da especialização em diversas áreas de conhecimento estratégico. Qualificou-se em Investigação Patrimonial, Gestão de Riscos e Controles Internos pela CGU, Operações em Assuntos Internos, Técnicas de Entrevista e Coaching em Estilo de Liderança.