‘Semana Pedagógica’ marca reta final para o CFP2019

Está chegando a hora do Curso de Formação Profissional (CFP2019) da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Instrutores e coordenadores estão reunidos na Academia Nacional da PRF (ANPRF) para a “Semana Pedagógica”. O objetivo é atualizar e padronizar o corpo docente para o curso. O evento teve início nesta segunda-feira (26).

No auditório da academia, na reunião de abertura, mais de 400 instrutores e coordenadores participaram do início do encontro. O coordenador da ANPRF, Marcos Pierre Vespermann Carvalho, falou sobre a estrutura do curso. Ele também ressaltou a importância do ensino na formação policial.

“Não pouparemos esforços para fornecer o necessário para que o curso ocorra da melhor maneira possível. Nós podemos fazer a diferença. Cada entrada em sala de aula, cada palavra, cada interlocução com o aluno, daremos sempre o máximo. E os senhores e senhoras farão com que os alunos e alunas saiam daqui como policiais capacitados”, destacou Pierre.

Miriane Menegaz, coordenadora-geral do CFP2019, falou sobre a dimensão do curso e a responsabilidade de todos. A coordenadora-geral destacou a qualidade do corpo de instrutores. Ela falou também sobre a relevância dos valores institucionais.

“Teremos o maior CFP da história da PRF. Em quantidade de alunos, em carga horária, mas principalmente em inovações. Teremos 14 semanas intensas. O sucesso do curso depende de cada um de nós. Não será fácil executar, mas nós temos o melhor time. O curso tem que transpirar nossos valores, não somente nas instruções, mas em todos os ambientes”, afirmou Miriane.

O coordenador pedagógico do CFP2019, Nivaldo Aparecido Minervi, apresentou aos instrutores orientações sobre o plano de ensino. Para o coordenador, as instruções práticas devem levar os alunos à tomada de decisões.

“O PRF precisa tomar decisão. Devemos mobilizar saberes, com aulas práticas, para que saibam escolher uma decisão acertada. Vamos preparar o aluno para o primeiro dia de serviço”, disse Minervi.

André Kleinowski, responsável pela Coordenação de Comunicação Social durante o curso, fez uma apresentação sobre as ações de comunicação a serem realizadas no CFP2019. O destaque será o CFP TV, programa que levará informação aos alunos e instrutores durante o curso de formação.

João André Rigo, coordenador-geral adjunto do CFP2019, também conversou com os instrutores e coordenadores. Daniel Lemos, da Base Descentralizada de Inteligência (BDI) da ANPRF, passou informações sobre segurança orgânica, armamento, guarda de bens pessoais, locais de hospedagem, regras de circulação nas áreas da academia, entre outras orientações.

Saiba mais

A “Semana Pedagógica” do Curso de Formação Profissional (CFP2019) da PRF é a fase final de preparação dos instrutores para o início das atividades de ensino.

Durante a semana, haverá atualização de disciplinas, padronização de instruções, nivelamento pedagógico, entre outros atributos. Além disso, novidades nos processos de avaliação, na metodologia de ensino, assim como toda didática e fundamentos devem ser discutidos.