Você está aqui: Página Inicial / ANPRF / Estrutura

Estrutura

A Academia conta com uma área de cerca de 80.000 m², com mais de 10.000 m² de área construída - infraestrutura necessária para o atendimento satisfatório da finalidade pedagógica da Instituição.

A Academia tem capacidade para comportar cerca de 800 alunos de forma concomitante e detém uma completa e avançada infraestrutura, construída para atender as demandas específicas das capacitações em segurança pública promovidas pelo Departamento.

O prédio principal tem formato em “H”, sendo composto por 4 blocos, estruturados em dois pavimentos. São 31 salas de aula climatizadas, com capacidade para 40 alunos em cada, todas equipadas para proporcionar a devida interação de mídias durante as instruções ministradas.

A estrutura predial conta ainda com uma sala de gerenciamento de crises, composta por sistema de video wall, que possibilita a capacitação e especialização em recursos de videomonitoramento - largamente utilizados no âmbito da Polícia Rodoviária Federal.

O prédio principal abriga, outrossim, 3 dojôs para a prática de Técnicas de Defesa Policial (TDP). Cada dojô possui área de 90 m², sendo equipados com tatames, além de contar com a mesma estrutura de acomodação e mídias das demais salas de aula.

O complexo conta também com ginásio poliesportivo, com área total de 800 m², com suporte para receber atividades esportivas nas modalidades de futsal, vôlei e basquete. Ademais, a estrutura da Academia Nacional possui campo de futebol gramado, duas quadras de areia e pista de corrida.

Ao lado do complexo esportivo, encontram-se os vestiários. São 500 m² de área total, sendo a estrutura divida em duas alas – masculina e feminina. Encontram-se disponíveis 1.200 armários para utilização individual, além de 48 boxes equipados com duchas climatizadas.

Outra importante área de treinamento é o estande para a prática da disciplina de Armamento, Munição e Tiro (AMT). O local possui cerca de 3.000 m² e comporta a utilização simultânea de 100 atiradores. Para tanto, o ambiente de capacitação foi dividido em 10 baias, cada uma com 10 m X 25 m (dez metros de largura por 25 metros de comprimento). Há ainda, espaço em área coberta para o manejo do armamento e munição, antes e após as instruções práticas perpetradas - de forma a prover a devida segurança das instruções.

A capacitação em técnicas de Condução Veicular Policial (CVP) também possui estrutura própria. A pista de treinamento está localizada em frente à entrada principal do prédio da ANPRF e possui área total de 6.250 m² – amplitude suficiente para garantir a plena segurança nas instruções ministradas.

Outrossim, a ANPRF conta com Heliponto e Hangar, este com capacidade para abrigar duas aeronaves de forma simultânea. Tal estrutura integrada facilitará as instruções para capacitações e atualizações no âmbito da Divisão de Operações Aéreas do Departamento.