Problemas comuns

Se você está com problemas para utilizar o SEI, confira se a solução já está disponível nesta página. Ela foi elaborada com base nos dados de suporte aos usuários e o monitoramento da implantação do projeto, e apresenta as soluções para os problemas mais frequentes dos usuários. Se o seu problema não estiver listado abaixo, entre em contato com o suporte por telefone ( voip: 5061 9125) ou e-mail: sei@prf.gov.br.

 

Iniciar ou enviar processos

Problemas ao acessar o sistema

Controle de processos

Criando e visualizando documentos

Assinaturas e blocos de assinatura

Pesquisa de processos


Iniciar ou enviar processos

Problema / Mensagem de erro

Causa provável

Solução

O tipo de processo a ser iniciado não é listado pelo sistema.

O processo é menos frequente na unidade, mas já é autuado eletronicamente na PRF.

Na tela de início de processos, clique no ícone verde (+) para expandir a lista de todos os tipos de processo disponíveis.

O processo ainda não é autuado eletronicamente na PRF.

Entre em contato com sua área negocial para sugerir que esse tipo de processo passe a ser autuado eletronicamente.

Processo não pode ser enviado a outra unidade pela unidade receptora

O processo tem um retorno programado pela unidade geradora

Solicite à unidade geradora que retire a condição de retorno programado

“ERRO: Unidade não possui endereço cadastrado”

As informações cadastrais da unidade estão incompletas

Entre em contato com sei@prf.gov.br para reportar o problema, anexando a imagem da captura de tela.

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Problemas ao acessar o sistema

Problema / Mensagem de erro

Causa provável

Solução

A página do sistema não abre

Endereço digitado incorretamente

Verifique se você digitou o endereço correto: treinamento.prf.gov.br/sei. Se o problema persistir, tente acessar com outro navegador (Mozilla ou Crome) e ou verifique sua conexão com a Internet.

“Usuário não existe no contexto”

Erro de digitação do nome de usuário

Verifique se você digitou o nome de usuário e a senha corretamente. Eles devem ser os mesmos utilizados para acessar o email (por exemplo, fulano.beltrano). Não utilizar o "@prf.gov.br".

Verifique se você selecionou o órgão correto na tela de acesso ao sistema.

Se o problema persistir, é possível que você ainda não esteja cadastrado no sistema. Nesse caso, envie uma mensagem para  sei@prf.gov.br

“Usuário ou senha inválida”

Erro de digitação da senha

“Usuário não encontrado no sistema de permissões”

Erro de seleção do órgão

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Controle de processos

Problema /
Mensagem de erro

Causa provável

Solução

Processos da unidade não aparecem na tela de controle de processos

Usuário está ligado a outra unidade

Na Barra de Ferramentas, verifique se você selecionou a unidade correta.

Processo foi concluído ou enviado a outra unidade sem indicação para manter aberto na unidade de origem

Na Barra de Ferramentas, faça uma pesquisa pelo número do processo. Consulte o andamento do processo.

Processo sobrestado

Remover o sobrestamento do processo

Processo foi excluído

Inicie outro processo.

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Criando e visualizando documentos

Problema /
Mensagem de erro

Causa provável

Solução

Ao iniciar um documento interno, o editor de documentos não aparece

O navegador web está com o bloqueio de pop-up ativo

Desative o bloqueio de pop-up do navegador para usar o sistema.

Ao usar um documento modelo, não é possível editar o conteúdo

O modelo escolhido não permite edição

Crie um novo documento interno, sem usar o documento modelo.

Ao inserir um documento externo, o sistema não permite incluir o arquivo selecionado

O formato do arquivo não é permitido

Inclua somente arquivos com as extensões permitidas (ex: PDF, oDT, ODS). Em caso de dúvidas contatar sei@prf.gov.br.

A unidade receptora do processo não consegue abrir um documento interno

O documento não foi assinado pela unidade geradora (minuta)

Envie o processo de volta e solicite que todos os documentos sejam assinados antes de um novo envio do processo.

Ao clicar num documento externo na árvore do processo, o sistema informa que o documento não possui anexos

O documento externo foi inserido incorretamente

Altere as informações cadastrais do documento externo e insira o arquivo novamente.

“ERRO: Unidade não possui endereço cadastrado”

As informações cadastrais da unidade estão incompletas

Entre em contato com sei@prf.gov.br para reportar o problema, anexando a imagem da captura de tela.


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Assinaturas e blocos de assinatura

Problema /
Mensagem de erro

Causa provável

Solução

A chefia ou outros servidores não conseguem assinar um documento

Processo está aberto somente na unidade que gerou o processo e o documento não foi disponibilizado através de um bloco de assinatura

Inclua o documento num bloco de assinatura e disponibilize o bloco para as respectivas unidades.

O bloco de assinatura não está aparecendo para a chefia ou outros servidores que assinam o documento

O bloco de assinatura não foi disponibilizado pela unidade geradora

Além de criar o bloco, disponibilize-o para a chefia ou os servidores que assinarão o documento.

O documento no bloco de assinatura precisa ser corrigido antes de ser assinado

Não se aplica

Encerre a disponibilização do bloco, faça as correções no documento e, então, disponibilize-o novamente para assinatura.


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Pesquisa de processos

Problema /
Mensagem de erro

Causa provável

Solução

Pesquisando pelo número do processo, a pesquisa não retorna nenhum resultado

O número do processo não está completo

Verifique se você digitou o número completo do processo, inclusive o dígito final.

O processo é sigiloso

Processos sigilosos não são pesquisáveis.

Pesquisando por um termo ou palavra-chave de um processo, a pesquisa não retorna nenhum resultado.

O termo pesquisado não existe em nenhum processo ou pode existir em documento externo não pesquisável (digitalizado sem OCR).

Verifique se o termo pesquisado está correto. Caso o problema persista, entre em contato com o suporte no e-mail sei@prf.gov.br.


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